Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel passa a integrar rede acadêmica de impacto da ONU

inatel certificado UNAIO Inatel foi aceito para integrar o United Nations Academic Impact (UNAI), rede formada por instituições de ensino superior do mundo todo que visa promover a troca de conhecimentos e experiências pautada em questões ligadas às metas e desafios da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir de agora, o Instituto está entre as 1300 universidades, de 135 países, que fazem parte da iniciativa.

A avaliação levou em consideração projetos desenvolvidos na instituição como o Inatel Cas@viva, que promove a alfabetização tecnológica de estudantes carentes da comunidade de Santa Rita do Sapucaí, e o CDTTA, centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a área de Saúde, além das parcerias com instituições de outros países em projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A UNAI considerou as iniciativas desenvolvidas na instituição com forte impacto social, dando o aval para que participasse do seleto grupo.

Para o coordenador do CDTTA, Filipe Bueno Vilela, que será um dos representantes do Inatel na rede, o aceite coloca a instituição dentro de um contexto global de discussão de importantes dilemas enfrentados pela humanidade atualmente. “É emblemático participar dessa rede. O Inatel sempre teve uma visão muito humana, sempre preocupado com o impacto da tecnologia na sociedade. Sempre procuramos expandir e fazer nossa atuação reverberar em outras instituições e agora nossa voz passa a ter uma ressonância maior”, destaca. Os professores Fabiano Valias de Carvalho e Filipe Loyola Lopes também integram o time de representantes, liderado pelo diretor do Instituto, o professor Carlos Nazareth Motta Marins.

Com o objetivo de estimular a produção e a disseminação de conhecimento entre os membros da rede, as instituições afiliadas se comprometem a produzir conhecimento, promover eventos e realizar atividades que dialoguem com os princípios da UNAI. Segundo Filipe, o planejamento de ações já está sendo feito e a ideia é criar um programa que integre alunos e professores de todas as engenharias. “Queremos que todos os estudantes vivenciem um pouco dos princípios da UNAI dentro da sua experiência acadêmica”.

Para o diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, a ideia é fazer com que esses príncipios influenciem nossos projetos e programas institucionais e que nossos alunos se envolvam com os temas e proponham soluções diferenciadas com base neles. "Mais do que oferecer para o mundo aquilo que já funciona com sucesso dentro da nossa comunidade, gostaríamos de trazer esses temas e envolver nossa comunidade naquilo que é presente em outros países. Fazer parte de uma rede com mais de mil instituições comprometidas com o desenvolvimento da humanidade viabiliza ainda novas possibilidades de intercâmbios e trabalhos em parceria, colocando o Inatel mais próximo dos seus pares ao redor do mundo", ressalta.

Para a UNAI, esse trabalho desenvolvido pelas instituições participantes é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois elas servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que todos nós enfrentamos. Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido por eles em https://www.facebook.com/ImpactUN.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800