Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Gincana de Antenas permite aos alunos colocarem em prática conhecimentos de Telecom

inatel gincanaantenas 1sem2019 4

Os alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações, que cursam a disciplina de Antenas e Propagação, tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula na Gincana de Antenas, realizada na última semana. A atividade, coordenada pelo professor Arismar Cerqueira, que ministra a disciplina, acontece todo semestre, desde 2013.

O desafio lançado aos estudantes é trabalhar no projeto, construção e análise de uma antena yagi-uda. São avaliados o projeto, a estrutura da antena, a conexão com a fonte de alimentação, a fixação e instalação no mastro, além do teste de medição de sinal.

A edição deste ano da Gincana contou com o apoio da ESSS representante oficial da ANSYS no Brasil. A premiação aconteceu esta semana com a presença de alunos, professores, monitores e representantes da empresa patrocinadora. Os primeiros colocados foram contemplados com um curso de HFSS, software de simulação eletromagnética. Os que ficaram em segundo e terceiro lugar ganharam outros prêmios da ANSYS.

Para o estudante Anderson Floriano Pivoto Júnior é muito legal poder colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula por meio da construção da antena. "Poder ver os cálculos que você faz no papel, fazer toda a montagem mecânica, testar e ver que está funcionando é muito interessante. Acredito que essa atividade consegue avaliar o desempenho dos alunos muito mais do que nas provas”, revela o aluno do 8º período.

Confira o resultado final da Gincana de Antenas:

1º lugar:

- Anderson Floriano Pivoto Júnior
- Geovanna Silva de Souza
- Letícia Carneiro de Souza
- Ludmila Alves Pereira

2º lugar:

- Carolina de Paula Dias Fernandes
- Laila Maria Rocha Miranda
- Letícia Paiva Magalhães
- Rafael Soli Constâncio

3º lugar:

- David William Ribeiro
- Raul Garcia Bueno
- Roberto Cézar Ribeiro Macedo
- Tiago Cipriani de Oliveira
- Tiago Henrique Damaceno

 

Gincana de Antenas
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800