Campus do Inatel com acesso total ao Portal da Capes

PortalCapes Biblioteca 01Ago19

Alunos de todos os níveis, professores e pesquisadores do Inatel podem contar com mais um apoio na hora de levantar informações para seus trabalhos, agora a Biblioteca Ministro Olavo Bilac Pinto oferece acesso liberado ao Portal de Periódicos CAPES. Inclusive aos materiais de e-books do IEEE. A base de dados já era amplamente utilizada para pesquisas no Instituto, mas recentemente, com a entrada do Doutorado em Telecomunicações, a Capes abriu a pesquisa de forma gratuita dentro do campus.

O acesso às publicações distribuídas pelo IEEE é limitado às instituições que mantêm programas de pós-graduação e pesquisa nas áreas de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Telecomunicações, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Física. Por enquanto, para entrar no Portal de Periódicos, é preciso estar conectado à rede de computadores do campus, nos Laboratórios, Biblioteca e outros locais, mas não é possível acessar em notebooks e dispositivos móveis que não possuem o endereço IP do Inatel.

Poucas faculdades oferecem esse recurso aos estudantes, devido ao alto custo para utilização da plataforma IEEE. No entanto, para garantir o melhor embasamento, a credibilidade e a riqueza de conteúdo às pesquisas de seus alunos, o Inatel sempre buscou, mesmo que por meio de assinatura paga, o acesso à base específica para suas áreas de atuação. E como desde a graduação os alunos desenvolvem trabalhos que necessitam de grande levantamento de informações, a liberação ao Portal auxiliará toda a comunidade acadêmica.

“Essa facilidade somada ao interesse do aluno em se apropriar de novas pesquisas, podem aumentar ainda mais o acesso a novos editores e a mais bases de dados, afinal quanto maior a procura partindo do Inatel, mais acessos gratuitos serão liberados por parte da Capes, o que sem dúvida é um diferencial para nossos discentes” afirma Paulo Eduardo de Almeida, Coordenador do Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica.

A assinatura on-line inclui 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, publicadas desde 1988, onde estão reunidas desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações.PortalCapes BibliotecaPaulo 01Ago19

Paulo de Almeida, do Centro de Integração Científica, convida a todos para acessarem o Portal de Periódicos da Capes. 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br