Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos do Inatel vencem a 2ª edição do Bio Challenge

Foto Mateus Trevine Inatel 3

Um grupo formado por alunos do Inatel venceu a 2ª edição do prêmio Inatel Bio Challenge. O evento, que é um hackathon foi realizado no último sábado, dia 10, e encerrou as atividades da Semana da Engenharia Biomédica. Durante um dia inteiro de trabalhos, os participantes puderam realizar, projetar e apresentar soluções tecnológicas para a área da saúde e principalmente para o meio hospitalar.

O Exacta Flux criou um analisador de bomba de infusão. “Um dos problemas apontados é um erro na infusão de um determinado medicamento, isso é uma preocupação que muitos hospitais possuem. Nossa ideia resolve este problema com o nosso aparelho. Ele vai fazer o monitoramento dos parâmetros de tempo, fluxos e volume da bomba de infusão e vai comparar e levantar relatórios por meio de gráficos, tabelas em uma plataforma online e que pode ser consultada remotamente. O gestor pode ter acesso a esses dados para saber se a bomba está calibrada e pronta para uso. Assim garantimos a segurança ao paciente. Se a bomba estiver calibrada, ele não terá nenhum problema com o paciente”, comentou a integrante do grupo Exacta Flux, aluna do 8º período de Engenharia Biomédica, Luma Rissatti Borges do Prado.

De acordo com Luma, o projeto também irá reduzir o tempo das manutenções preventivas. “Consequentemente, com isso, a bomba de infusão ficará disponível por mais tempo para o uso em pacientes. Esta foi a primeira edição do Bio Challenge que participei e foi muito proveitoso, já que são cases de problemas de hospitais reais, e isso reforça ainda mais o nosso conhecimento na área. Ter o contato com o pessoal dos hospitais também ajuda muito no networking”, concluiu.

O Bio Challenge de 2019 foi realizado em parceria com o Hospital Albert Einstein e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) que apresentaram algumas necessidades tecnológicas do setor. As instituições hospitalares também julgaram os projetos realizados durante o hackathon. O Núcleo de Empreendedorismo do Inatel também esteve presente no evento para a avaliação dos projetos e aproveitou a oportunidade para conhecer as novas ideias apresentadas para futuras inclusões no programa de incubação da instituição. Os três primeiros colocados receberam um troféu, um prêmio em dinheiro e um curso do ICC/Inatel Maker.

Confira a relação dos vencedores:

Foto Mateus Trevine 4

1° lugar : Exacta Flux - analisador de bomba de infusão.
- Aline Adami Souza Dias – Inatel - GEB
- Athus César Silveira Freitas – Inatel - GEB
- Gustavo Cézar Domingos – Inatel - GEA
- Kamilla Rodrigues Cruz – Inatel - GEB
- Luma Rissatti Borges do Prado – Inatel - GEB

68373676 1908144545954721 1910248350561599488 o

2° lugar: Aplicativo Hemobuddy - Projeto que objetiva obter mais doadores de sangue
- Bruno César Barberi Pinto – Inatel - GEB
- Estefany Anastácio – Inatel - GET
- Marcelo Amorim – Inatel - GEC
- Rafaela Cristina Ferraz – Inatel - GEC
- Renato Oliveira de Novaes - FUMEC

67737883 1908144535954722 3882506128977821696 o

3° lugar – Scout System - Projeto de gestão de baterias de equipamentos hospitalares

- Gabriel Mendes – Inatel - GET
- Igor Honorato Martins – Inatel - GEA
- Marcos Cesar Freitas da Silva – Inatel - GEB
- Mateus Rocha Hirsz – Inatel - GEC
- Sinara Pimenta Medeiros – Inatel – GEC

Confira a galeria de fotos do Bio Challenge:

Inatel BioChallenge 2019

Semana da Engenharia Biomédica
‘Do Início ao Fim’, este foi o tema da Semana da Engenharia Biomédica do Inatel que abordou as tecnologias que são utilizadas na área da saúde do início da vida até a terceira idade. A programação de atividades foi realizada entre os dias 6 a 10 de agosto e contou com palestras, minicursos e workshops nas salas de aula e laboratórios do Inatel.

Esta foi a 7ª edição do evento e neste ano a semana contou com uma maior participação de ex-alunos do curso de Engenharia Biomédica como palestrantes e instrutores. Estes profissionais ocupam atualmente posições de destaque no mercado de trabalho e isso reforça a qualidade do evento, eles possuem muito conhecimento para ser compartilhado e divulgado com os nossos atuais alunos e interessados pela área.

A edição de 2019 contou também com a realização de atividades que visaram a melhoria da qualidade de vida. Foram realizados painéis de como monitorar o nível de sedentarismo do participante, além de exposições sobre saúde e até a adoção de animais.

Confira a galeria de fotos da Semana da Engenharia Biomédica:

Semana da Engenharia Biomédica 2019
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800