Jovens da Cas@Viva criam projetos sociais em dinâmica sobre princípios da Unai

Inatel Unai CDDTA CasaVivaIIIOs projetos surpreenderam pela maturidade, responsabilidade e impacto social desde a concepção, até a apresentação

Os jovens do Projeto Cas@Viva de Alfabetização Tecnológica participaram uma dinâmica sobre os princípios da UNAI, realizada em parceria com o Laboratório CDTTA, no dia 12 de setembro. O Instituto integra o United Nations Academic Impact desde junho de 2019 e alguns dos compromissos assumidos pelas instituições afiliadas incluem produzir conhecimento, promover eventos e realizar atividades que dialoguem com os princípios da UNAI.

Princípios estes que abordam a pobreza, a capacitação, a educação para todos, a cidadania global, o acesso ao ensino superior, os direitos humanos, o diálogo intercultural, a paz e a resolução de conflitos, a sustentabilidade e a Carta das Nações Unidas. A UNAI é uma rede formada por instituições de ensino superior do mundo todo que visa promover essa troca de conhecimentos e experiências e o Inatel está entre as 1300 universidades, de 135 países, que se aliaram à iniciativa.

Para o Coordenador do CDDTA, Filipe Bueno, apesar de se reproduzirem de maneira diferente, os principais dilemas mapeados pela ONU, desde sua carta em 1945, ainda são muito presentes e desafiadores, mesmo dentro do município. “E mais interessante ainda é o entendimento de que os grandes "vilões" da humanidade, como desigualdade, sustentabilidade, pobreza e outros, têm os jovens por meio da educação como seus principais contrapontos, como os grandes heróis com o poder de combatê-los”

No evento realizado entre a Cas@Viva e o CDTTA, o objetivo foi estimular a produção e a disseminação de conhecimento entre os membros da rede, e os projetos apresentados demonstraram a maturidade e a preocupação dos jovens com o futuro, em criações de alto impacto social e apresentações conscientes sobre o presente e o que se deseja em conjunto.

O projeto vencedor tratou dos problemas enfrentados pelas mulheres no cotidiano e propôs maior interação para as jovens falarem sobre feminismo, machismo e discriminação da mulher. O planejamento do grupo é criar esse movimento dentro da Cas@Viva como um piloto e depois expandir para outras escolas da cidade para conscientização dos jovens e discussão de medidas para solucionar a questão.

Acesse a galeria de fotos na imagem abaixo!Projeto Cas@Viva e CDTTA

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200