FETIN 2019 supera expectativas pela alta qualidade dos projetos e presença massiva do público

Mais uma vez, os alunos do Inatel mostraram que com conhecimento e uma pitada de criatividade é possível encontrar soluções para vários dos nossos problemas do dia a dia. Na 38ª edição da Feira Tecnológica – FETIN foram demonstradas inovações que podem melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, diminuir a agressão ao meio ambiente, possibilitar o reaproveitamento de materiais e facilitar muitas atividades do nosso cotidiano, como estacionar o carro, recarregar o celular, alimentar nosso animal de estimação e até mesmo, estudar.

Com isso, a feira atingiu novamente seu objetivo de fazer com que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula em projetos de relevância, voltados para a nossa realidade.

E os números comprovam o sucesso da feira. Foram 117 projetos, envolvendo cerca de 400 estudantes, da instituição e de universidades estrangeiras. E os visitantes compareceram em peso para conferir as tecnologias desenvolvidas. Foram mais de 3 mil jovens, que cursam Ensino Médio, vindos desde cidades vizinhas, como Pouso Alegre e Itajubá, até de municípios mais distantes, como Petrópolis (RJ). Além, é claro, dos pais, familiares, amigos e pessoas da comunidade que também marcaram presença na Feira.

FetinInternacional OficialFETIN Internacional

Estudantes da Bolívia e Alemanha vieram mostrar suas inovações na Feira como parte do projeto FETIN Internacional, que incentiva a vinda de estrangeiros para compartilhar seus conhecimentos e costumes com nossa comunidade acadêmica. Para o aluno Oliver Wolff, da Jade University, na Alemanha, a participação no evento foi incrível. “Pude ter contato com muitas pessoas bacanas e foi maravilhoso ver todo mundo disposto a ajudar, fazendo algo por nós. Vi muitos projetos muito interessantes e legais. Já estive na FETIN em outra oportunidade e disse aos meus colegas para virem. É incrível estar aqui de novo. Se fosse possível, eu voltaria, mas infelizmente estou terminando meus estudos e não será possível, mas eu indico as colegas que voltem, porque é um evento muito bom”, disse.

inatel fetin 2019 programacaoCompetições de Robótica e Programação

Um dos pontos altos do evento este ano, foi a realização das etapas finais do Torneio Arduino Challenge e da Maratona de Programação 1.0, ambas iniciativas que integram o projeto Promove Engenharia, desenvolvido pelo Inatel em escolas de ensino médio, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pelas carreiras de Tecnologia.

As competições envolveram quase 1000 estudantes de Minas, Rio e São Paulo e as finais agitaram o campus no último dia de FETIN. "Foi uma emoção muito grande! Meu pai e meu irmão que são programadores e me ajudaram muito e é um orgulho levar esse prêmio pra eles. Foi uma surpresa, porque não tínhamos certeza se iríamos ganhar, pois houve um suspense e quando vimos o resultado, foi incrível”, comentou a estudante Carolina Faria Ferreira, do Colégio Interativo de Volta Redonda, que conquistou o primeiro lugar na Maratona de Programação.

inatel fetin 2019 premiacaoProjetos premiados

Como em todos os anos, a FETIN foi finalizada com a cerimônia de premiação dos projetos. A escolha foi feita por uma equipe de avaliadores multidisciplinar, que inclui professores, especialistas em tecnologia e empreendedorismo e representantes da prefeitura e da incubadora municipal.

E teve projeto que faturou alto. O e-Seat, assento automatizado para carros, que realiza movimentos de rotação e inclinação por meio de um controle fixo ao painel do automóvel, para auxiliar pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção, levou o Prêmio FAPEMIG e o 1º lugar do Nível 2. Segundo a aluna Verônica Cerqueira Magia, foi muito gratificante ter conquistado esses prêmios, principalmente pelas dificuldades que o grupo enfrentou durante o desenvolvimento do projeto. “Em vários momentos pensamos em desistir, achando que não ia funcionar, mas a gente foi atrás, lutou e não desistiu. Ouvimos que não íamos conseguir e deu certo, foi o maior sucesso, nosso grupo está muito feliz com o resultado. Foi uma oportunidade incrível”, completou.

Confira a lista dos projetos premiados:

PRÊMIO VOTO POPULAR:
Aro Magnético para Deficientes Auditivos

PRÊMIO INATEL STARTUP:
HELP - Hospital Equipment Location Program

PRÊMIO FAPEMIG:
3º Lugar: UmiTerm - Analisador de umidade e temperatura de incubadora neonatal
2º Lugar: Vidi
1º Lugar: e-Seat

PRÊMIO MUNICIPAL DE INOVAÇÃO:
3º Lugar: APP FLOOD
2º Lugar: FAC (Fleet and aid control)
1º Lugar: CanCycle

PREMIAÇÃO PRINCIPAL DOS PROJETOS:

3º Lugar do Nível 1: SIMFAT - Sistema de Monitoramento e Facilitação do Trânsito
3º Lugar do Nível 2: UmiTerm - Analisador de umidade e temperatura de incubadora neonatal
3º Lugar do Nível 3: CHARGE ME
3º Lugar do Nível 4: Safe Drive

2º Lugar do Nível 1: Sistema Antifurto para Currais
2º Lugar do Nível 2: Aurem
2º Lugar do Nível 3: Vidi
2º Lugar do Nível 4: FetinPay

1º Lugar do Nível 1: Exercitador EcoMão
1º Lugar do Nível 2: e-Seat
1º Lugar do Nível 3: NewHospital - Gerenciador de Materiais Consignados
1º Lugar do Nível 4: Soil

Conheça mais sobre os projetos apresentados na 38ª FETIN.

Confira as fotos da cerimônia de premiação.

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br