Cursos de engenharia do Inatel estão entre os melhores do país

Curso de Engenharia de Telecomunicações é um dos melhores avaliados entre as instituições privadas do Brasil

Inatel Lab. Telecom

Os cursos de Engenharia da Computação, Controle e Automação, Telecomunicações e de Biomédica do Inatel conquistaram avaliação de 4 estrelas no Guia da Faculdade e estão entre os melhores do país. O resultado, divulgado no início do mês de outubro, mostrou que junto às universidades públicas, o Inatel como instituição privada está sempre na vanguarda. No total, 11.921 cursos foram avaliados em todo o país e a pontuação máxima é de 5 estrelas. Entre os destaques, o curso de Engenharia de Telecomunicações é o melhor avaliado entre as instituições privadas e está no nível de grandes e tradicionais universidades públicas. Já entre os cursos de Engenharia Biomédica, nenhum foi avaliado com a nota máxima 5, porém o do Inatel, com 4 estrelas, está ao lado das grandes faculdades públicas e privadas.

Para o Diretor do Inatel, Carlos Nazareth Mota Marins a avaliação é positiva e mostra que a instituição está no caminho certo para aumentar ainda mais a classificação final dos cursos. "O Inatel está em constante atualização, seja com o corpo docente, com novos laboratórios, infraestrutura e equipamentos. Aqui no Inatel o recém-formado tem a possibilidade de entrar para o mercado de trabalho com a tão exigida experiência por meio de estágios em importantes empresas parceiras da instituição e no próprio Inatel Competence Center-ICC que desenvolve serviços e soluções tecnológicas para o mercado nacional e internacional. São mais de 54 anos de tradição e de relacionamentos e parcerias com empresas do setor de Telecomunicações e de tecnologia, trabalhamos com operadoras do setor, temos as nossas pesquisas de longo alcance do 5G, um apoio forte ao aluno em relação ao empreendedorismo e com a criação de novas startups, além de contar com parcerias com importantes universidades estrangeiras na qual o aluno pode ter uma dupla diplomação. São inúmeras possibilidades na qual o aluno do Inatel pode seguir e isso reflete em nossa classificação", disse.   

Por serem novos no Inatel, os cursos de Engenharia de Produção, Software e Elétrica não receberam classificação, devido que, de acordo com as regras da avaliação, não possuem até o momento turmas que concluiram as aulas. Segundo o Diretor do Inatel a expectativa é de uma ótima avaliação assim que a primeira turma desses cursos terminem a graduação. "Assim como os tradicionais cursos do Inatel esperamos que estes novos cursos terão também este reconhecimento. No curso de Engenharia de Produção, por exemplo, o aluno dispõe além do foco na gestão e da economia contato com o que temos de mais moderno em questão de tecnologia além da Industria 4.0. Na Engenharia Elétrica o aluno conta além de modernos laboratórios, uma das maiores usinas de energia fotovoltaica do país, instalada recentemente em todo o campus do Inatel e que reforça a questão de novas alternativas na geração de energia", enfatizou Nazareth. O Diretor reforça ainda que todos os cursos do Inatel possuem seus diferenciais. "Nas Engenharias da Computação e Software, uma das preocupaçoes giram em torno da realidade virtual e as soluções para a tão esperada transformação digital, na Engenharia de Controle e Automação com soluções para a Industria 4.0 e na Engenharia Biomédica que conta com um moderno parque laboratorial com tecnologia de ponta e adequada com equipamentos para diagnósticos, cirurgias e tratamentos", comentou.

Carlos Nazareth também lembra que a infraestrutura do Inatel é apenas um dos fortes da instituição. "Aliado a nossa infraestrutura, temos os alunos que se destacam nacionalmente e internacionalmente. Recentemente nosso aluno de Engenharia de Controle e Automação, Bruno Candia com sua startup pré-incubada no Inatel a Aurem, recebeu o prêmio nacional do Santander de Empreendedorismo. Para nós esta foi uma das principais conquistas do ano e que nos encheu de orgulho", finalizou.              

inatel hospitallab 4

Dos cursos de Engenharia Biomédica do país, nenhum foi avaliado com a nota máxima 5, porém o do Inatel, com 4 estrelas, está entre as grandes faculdades públicas e privadas

 A avaliação

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos.
No projeto do Guia da Faculdade, coube à equipe da Quero Educação a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.

Os resultados finais da avaliação foram divulgados com exclusividade pelo Estadão na internet e no jornal impresso. A pesquisa completa pode ser consultada no site publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.

Folha de São Paulo
Outro grande veículo de imprensa do país a Folha de São Paulo, divulgou neste mês de outubro o resultado do Rank Universitário Folha - RUF-2019. Nesta avaliação o curso de Engenharia de Controle e Automação está entre os 50 melhores do país e entre os 10 melhores de Minas Gerais.

inatel industria4 2

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br