Inatel se destaca em competições nacionais de computação

Alunos conquistaram posições que confirmaram a liderança do Instituto entre as universidades particulares

Final Campina Grande Maratona Programação

Luciano, coach da equipe de Programação, Gustavo e Adson, dos Irion Troopers, representando o Inatel na Final Brasileira da Maratona de Programação SBC

Neste mês de novembro, alunos de diversos cursos representaram o Instituto muito longe do campus, em competições de Maratona da Programação e na Olimpíada Brasileira de Informática. No início do mês, foi a vez dos Irion Troopers alcançarem a melhor colocação entre as universidades privadas na final nacional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação, que foi realizada em Campina Grande.

Em seguida os alunos Lucas Andrade e Maria Eduarda Costa ficaram muito bem colocados entre os 35 classificados nas Olimpíadas Brasileira de Informática, que foi disputada on line, por estudantes de todo o Brasil, do ensino médio e superior. O evento é organizado pela Unicamp nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

Maria Eduarda conta que a preparação oferecida pelo Inatel voltada para Olimpíada fez toda diferença. ”O nível da competição foi bem avançado e eu não tinha nenhuma noção de programação até fevereiro deste ano, quando comecei a faculdade; no dia que fiquei sabendo da menção honrosa foi incrível, foi a primeira vez que o Instituto teve dois alunos na lista dos melhores e foi ainda mais emocionante porque fui a primeira mulher a representar nossa escola entre os classificados. Para completar, eu fui a segunda mulher mais bem classificada no Brasil!” orgulha-se a aluna.

Seu colega e 23° colocado na classificação da Olimpíada, Lucas Andrade, afirma que “competições assim podem ajudar a complementar o currículo, com experiências em atividades relacionadas à programação, o que pode ser atrativo para algumas empresas, esse tipo de atividade ajuda a desenvolver a lógica e o raciocínio, além de ensinar a lidar com a pressão e a trabalhar em equipe” enfatiza o estudante.

Já a final da Maratona SBC de Programação, realizada no nordeste, é um dos mais importantes eventos da área acadêmica em Computação do país. Para alcançar a última etapa da competição, os Irion Troopers se classificaram nas eliminatórias realizadas no sul de Minas. O coach da equipe, Luciano do Vale Ribeiro, coordena as atividades de maratonas de programação e afirma que para preparar os alunos para atingirem tão bons resultados, os integrantes simulam as competições reais, com questões de disputas anteriores, em rotinas que podem durar até cinco horas.

Um dos integrantes do time que esteve em Campina Grande, Gustavo Policarpo, lembra que toda a base construída ao longo dos anos de participações bem-sucedidas das equipes do Inatel facilita a preparação para as grandes competições. “Durante a competição é importante atuarmos juntos, pois como só há um computador, enquanto um resolve a questão no papel, o outro fica no computador, é preciso agilidade e sincronia, pois a maior dificuldade é descobrir a aplicação do problema” descreve Gustavo, que pela quarta vez participa das finais nacionais da Maratona da SBC.O Inatel apóia incondicionalmente atividades como as competições de programação, que preparam os futuros engenheiros para carreiras promissoras no mercado de tecnologia da informação, inclusive patrocinando as viagens e oferecendo suporte interno para uma participação bem-sucedida e tranquila de seus discentes.

WhatsApp Image 2019 11 22 at 16.21.26À direita, os alunos Maria Eduarda e Lucas, entre os 35 classificados da Olimpíada Brasileira de Informática. 
Maria Eduarda foi a 2ª mulher melhor colocada no país!

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br