Inatel passa para etapa nacional de campeonato mundial de Telecomunicações

Conquista em competições de Telecom demonstram a vocação histórica do Instituto

Inatel Cyber Security CTF Telecom agosto2019 147

Primeiro CTF, Competição de Cyber Security do Inatel, em 2019

O Inatel foi anunciado como uma das universidades vencedoras do Huawei ICT Competition 2019-2020 Brazil, na etapa preliminar, que classifica nosso time para a final nacional em São Paulo. A competição é promovida pela Huawei entre universidades do mundo inteiro, estudantes de graduação e pós-graduação, poderiam se inscrever em duas categorias: Network ou Cloud e o Inatel se destacou em Network (Redes) como única Instituição privada entre as classificadas.

No segundo ano de participação do Instituto, foram os bons resultados nas notas de todos que realizaram a prova no processo seletivo que levaram o Inatel à etapa nacional, que será disputada agora pelo time de Telecom formado pelos alunos: Francisco Carmo - Mestrado, Raphael Sander - Pós-graduação, Alessandra Domiciano - Engenharia de Telecomunicações e a ex-aluna Maria Teresa Yassin. A preparação contou com um treinamento de 40 horas, além de estudar o material disponibilizado pela Huawei, com apostilas e vídeo-aulas.

huawei ict competition


Francisco Carmo conta que além do acesso a todo conteúdo de Routing & Switching, Security e WLan, que contribui de forma ímpar na capacitação dos alunos, ainda existe a possibilidade de conquistar um voucher para uma certificação de nível internacional gratuita (HCIA – Huawei Certified ICT Associate). “A participação numa competição deste nível, sem dúvidas depende de muito esforço e dedicação nas áreas de conhecimento que abrangem telecomunicações, redes e tecnologia da Informação. Este ano, foi nossa segunda tentativa e todos nós ficamos muito felizes com a classificação para a etapa Nacional”, relata o aluno de Mestrado do Inatel.
Para o coordenador do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel, Prof. Marcelo Marques, este resultado vem fortalecer a decisão de inserção de nossos alunos em competições de diversas áreas, propiciando novas formas de aprendizado e desenvolvimento aos alunos. “Os alunos de Engenharia de Telecomunicações devem ficar atentos às novidades, pois durante a Semana de Telecomunicações serão lançadas duas equipes de competição, sendo uma na área de Segurança Cibernética & Redes e outra na área de Satélites” alerta o Pró-Diretor do Instituto.

 

O ICT Competition envolveu em 2019, 80 mil cadastrados de 50 países. As primeiras provas são aplicadas on-line, na plataforma da multinacional, as eliminatórias nacionais com outras faculdades brasileiras acontecem na capital paulista e os vencedores seguem para a etapa regional, no Panamá. A grande final mundial é realizada em Shen Zen, onde os competidores poderão conhecer os laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da sede da companhia, além de receber certificados de acordo com sua colocação e concorrer a smartphones.

Inatel Cyber Security CTF Telecom agosto2019 126O integrante do time de Segurança Cibernética, Francisco Carmo, lembra ainda, “nosso objetivo não visa somente o desafio ou a conquista do prêmio final, mas sim a escalada dos conhecimentos e do aprendizado que são adquiridos durante a preparação. A nossa expectativa é chegarmos até a final global e registrar o nome da nossa instituição, mais uma vez, no ranking da excelência no aprendizado.
O Inatel reuniu um time para competições de telecomunicações há dois anos e, desde então, já participaram do Hackaflag, Pw2win e ICT Competition Huawei. Além disso, foram promovidos eventos internos para incentivar os alunos a conhecerem essas novas áreas do segmento. O CTF é uma dessas oportunidades, o evento uma apresenta desafios de invasão para os competidores testarem a segurança de redes de computadores e, os chamados “hackers do bem” que conseguirem quebrar os sistemas vencem a disputa. Em 2020, o CTF acontecerá na Semana de Telecom, no início do mês de abril, e todos os alunos estão convidados a participar.

Vencedores da trilha de NETWORK:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Instituto Nacional de Telecomunicação (INATEL) Universidade de Brasília (UnB) Universidade de São Paulo (USP) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200