Professores do Inatel lançam livros sobre temas essenciais e em alta no mercado de Engenharia

INATEL Nossos Escritores 800x800pxQuem estuda e trabalha com Engenharia sabe da importância da estatística no desenvolvimento de projetos nas mais diferentes áreas. E este é o tema do livro lançado pelo professor do Inatel, Leovani Marcial Guimarães, Estatística aplicada em Engenharia, que tem dois volumes. De acordo com o professor do curso de Engenharia de Produção do Inatel, o livro tem enfoque bastante prático para resolução de problemas de Engenharia e qualidade dos mais simples aos mais complexos, utilizando uma base teórica objetiva e muitos exemplos com o apoio do software Minitab. “É um importante apoio para todas as áreas de Engenharia, pois a Estatística é uma ferramenta matemática poderosa para compreender os efeitos de fenômenos que ocorrem nos processos industriais e de serviços, de forma a melhorar a qualidade da tomada de decisões. Os métodos e técnicas de análise e experimentação apresentados são úteis e se integram nas ciências básicas da Engenharia, como um todo. É um livro de Matemática Aplicada às Engenharias”, explica o docente. Confira detalhes do livro neste link.

A Indústria 4.0 e o blockchain
Além dos ensinamentos tradicionais de matemática, o profissional de Engenharia deve acompanhar as transformações tecnológicas que não param de surgir. A Indústria 4.0, com processos e sistemas físicos e virtuais integrados, e o blockchain, que é o registro distribuído de informações, são exemplos dessa evolução constante e também são tema de um livro lançado este ano pelo professor Antonio Marcos Alberti, em conjunto com o professor Rodrigo da Rosa Righi e professor Madhusudan Singh.

A publicação Blockchain Technology for Industry 4.0 faz uma análise da evolução da Indústria 4.0 e tecnologias de blockchain para criar o ambiente de indústria de última geração, seguro, descentralizado, distribuído e confiável e aumentar a produtividade das indústrias. “O trabalho envolvendo essa publicação durou cerca de seis meses. É um livro multidisciplinar, que mostra a importância do blockchain para a indústria 4.0, onde muitas das informações trocadas precisam de uma maior confiabilidade, imutabilidade (sem alteração dessas informações), e também a monetização com moedas digitais”, explica Alberti, que coordena o ICT Lab do Inatel. O livro está disponível na forma digital neste link da Biblioteca do Inatel.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200