Aula Magna em formato virtual debate a transformação digital

inatel aula magna printOs alunos dos cursos de graduação do Inatel participaram na noite de ontem desta segunda-feira, 14 de setembro, da Aula Magna, evento realizado todo o semestre pela instituição, que marca o início do semestre letivo e homenageia os alunos que se destacaram no semestre anterior. Pela primeira vez, o evento foi realizado no formato online.

Como em todas as aulas, a instituição traz um convidado para dar uma palavra de motivação aos estudantes. O convidado desta vez foi o diretor de Digitalização e Desenvolvimento de Negócios da Cisco do Brasil, Rodrigo Cardoso Uchôa, que falou sobre as transformações e o novo profissional de Tecnologia. Segundo ele, todos os segmentos da economia vêm se transformando com a digitalização e com o surgimento de novas tecnologias a cada ano, processo que acelerou com a pandemia, e que foi fundamental na manutenção de todos os setores da economia. “Cada vez mais o sucesso de uma empresa está associado à sua capacidade de aprimorar processos de negócio, encantar seus clientes e transformar produtos, serviços e modelos de negócio. O digital é a ferramenta para esta transformação e a diferença entre o sucesso e o fim”, afirma o executivo.

Rodrigo Uchôa disse ter ficado honrado com o convite para falar aos alunos do Inatel. “Fiquei feliz com a possibilidade de compartilhar um pouco da minha experiência, visão do setor de tecnologia e como as transformações que estamos vivendo exigem um profissional com um conjunto de habilidades e conhecimentos cada vez mais amplo”, acrescentou.

Para ele, o sucesso profissional está cada vez mais associado a atitudes e habilidades, e não apenas ao conhecimento que conquistamos. “Proatividade, empatia, coragem, determinação e resiliência, associadas com habilidades de comunicação, colaboração e liderança devem ser as principais preocupações de um jovem quando ele busca um caminho de sucesso. Infelizmente, engenheiros, cientistas e tecnólogos muitas vezes focam apenas no conhecimento. O meu maior conselho é se dedicar ao desenvolvimento e prática de atitudes positivas e habilidades essenciais ao relacionamento com as pessoas”.

Alunos em destaque

inatel aula magna LucasComo parte da programação da Aula Magna, os alunos que mais se destacaram no 1º semestre de 2020 foram homenageados. Aqueles que obtiveram rendimento acadêmico superior a 90 pontos em cada uma das Engenharias do Inatel receberam os certificados de desempenho acadêmico. Os recém-formados que tiveram maior rendimento acadêmico durante todo o curso foram contemplados com o certificado de Honra ao Mérito.

A cerimônia marcou ainda a nomeação do aluno que irá ingressar no Programa Jovens Talentos , que premia os escolhidos com uma bolsa de estudos, além de tutoria para o desenvolvimento de diversas atividades de formação avançada até o final do curso. O escolhido neste semestre foi o aluno do 4º período de Engenharia de Controle e Automação, Lucas Andrade Marques.

Fiquei muito contente em ter sido escolhido para ingressar no programa. Eu tinha algumas esperanças de entrar e vim me preparando desde que ingressei no Inatel para tentar concorrer à vaga. Fiquei feliz em ver que meus esforços trouxeram resultados. Estou muito satisfeito com o meu orientador e espero continuar como Jovem Talento pelos próximos semestres, o que com certeza vai me ajudar a evoluir profissionalmente”, disse Lucas.

Clique para ver a lista dos alunos que foram homenageados na Aula Magna

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200