Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel comemora 44 anos e prepara implantação de seu novo curso de graduação

enga_biomedica300No dia 31 de março, o Inatel comemora 44 anos de sua fundação. Pioneiro no ensino especializado em telecomunicações, em mais de quatro décadas, o Instituto se transformou em referencial na formação do homem para a engenharia. Além dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações e Engenharia da Computação, o Inatel se prepara para implantação do seu mais novo curso: o de Engenharia Biomédica.

No seu câmpus de 75.000 m², onde área verde combina com tecnologia, amplas salas de aulas e laboratórios modernos, o Inatel está construindo o mais moderno Centro de Informações Científicas e Tecnológicas do Brasil. Toda essa infraestrutura vem de encontro ao processo de internacionalização das ações acadêmicas que a Instituição vem desenvolvendo ao promover a transferência de tecnologia e conhecimento, o que possibilitou, inclusive, vencer licitação internacional para implementar o Instituto Superior Tecnológico (IST) em Luanda, Angola. cict300

O professor Wander Wilson Chaves, diretor do Inatel, ressalta o quanto, nesses anos todos, a Instituição que dirige ainda respira o ideal do professor José Nogueira Leite, fundador do Inatel, a generosidade da comunidade santa-ritense e a perseverança dos que colocaram os interesses institucionais acima de qualquer coisa. "Nosso Instituto contribuiu significativamente para a estruturação das telecomunicações no Brasil e para o processo de industrialização do Vale da Eletrônica. Hoje somos uma instituição moderna, que conjuga ensino, pesquisa e extensão em prol da melhoria de nossa sociedade", define.

E não é só em capacitação tecnológica que o Inatel se destaca. Existem também os projetos de Responsabilidade Social, tais como a Cas@Viva, que já formou mais de 1000 alunos e a Incubadora de Empresas e Projetos que já graduou 36 empresas que, juntas, proporcionam 300 empregos diretos.
Toda a sua estrutura predial está sendo adaptada para prover acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. "O Inatel cumpre com a Lei de cotas para deficientes físicos, mas não o fazemos apenas e tão somente para cumprir a lei. Valorizamos suas competências e com isso esperamos sinalizar para a sociedade nosso compromisso para com a responsabilidade social", comenta Wander Chaves.

O vice-diretor do Inatel, professor Carlos Roberto dos Santos, responsável pela Pró-diretoria de Pós-graduação e Pesquisa, comenta os resultados alcançados nos diversos projetos de pesquisa em que o Inatel está envolvido. Segundo ele o corpo de pesquisadores, de elevada competência, tem proporcionado acesso a recursos de fomentos dos órgãos governamentais e da indústria privada. "O Inatel é reconhecido hoje não só pelos seus cursos de graduação e pós-graduação, mas também pela sua competência em apresentar soluções tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento", enfatiza.

Para o professor Marcelo de Oliveira Marques, pró-diretor de Administração e Finanças e pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, a criação de uma área de negócios focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos de telecomunicações no Inatel possibilitou a conquista de mais de 10 projetos focados em Telecom e TI, que estão sendo desenvolvidos para empresas nacionais e multinacionais. "Essa unidade tem por objetivo aumentar a participação o Inatel no mercado brasileiro no segmento de serviços tecnológicos e também potencializar a inserção de nosso Instituto no mercado latino-americano e nos países de língua portuguesa", afirma.

Durante as comemorações do aniversário do Inatel também irá acontecer a palestra História da Engenharia das Comunicações: Personagens e Fatos, ministrada pela professora Denise Consoni, responsável pelo Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Às 13h30 do dia 31 de março, no Auditório Aureliano Chaves, no Inatel.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800