O Inatel deu início a um programa de desenvolvimento de talentos voltado para graduandos de cursos de Tecnologia de todo país. O Inatel Developer Program tem como objetivo capacitar os estudantes para as tecnologias e competências do Projeto BSS (Business Support Systems), que integra as ações desenvolvidas na instituição para a Ericsson.
“O Inatel Developer Program caiu como uma luva na minha vida. Hoje com tantas vagas pedindo por experiência no mercado, ali eles nos deram a oportunidade de adquirir essa experiência com treinamento, ajuda incessante, uma gestão amiga e atenciosa e um trabalho em grupo incrível. Fico honrada de fazer parte desse time”, destacou a participante Sarah Brandão Souza, que é de Borda da Mata (MG).
Já Gabriel Teixeira Patricio, de João Pessoa (PB), ressaltou que o apoio que todo grupo está recebendo. “Estamos tendo suporte para qualquer dúvida e acesso aos melhores cursos. Forneceram inclusive equipamentos para trabalharmos. Temos reuniões para alinharmos os conhecimentos e tirarmos dúvidas sobre o que estamos aprendendo. Já deu para sentir que a equipe é muito prestativa e competente”.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Software do Inatel, Leonardo Liao, os participantes do programa passarão por uma fase de treinamento teórico, com mentoria e exercícios práticos focados nas tecnologias e arquiteturas utilizadas no projeto, como Java, Banco de dados, Framework de testes, etc. “Após esses cursos, eles serão submetidos a um desafio para construir um projeto do zero, utilizando os conhecimentos adquiridos. Espera-se que ao longo dessas etapas, eles também desenvolvam soft skills importantes como colaboração, flexibilidade, persistência, comprometimento e comunicação. Na sequência, todos farão um rampup nos produtos de BSS que trabalhamos, para então serem integrados aos nossos times de desenvolvimento, iniciando assim, a fase de aprendizagem prática”, explica.
Para o gerente do BSS Development Center da Ericsson, Daniel Rosa, trata-se de uma excelente iniciativa. “Esse programa vai acelerar a capacitação e desenvolvimento de talentos brasileiros em desenvolvimento de software e tecnologias de ponta, além de proporcionar experiência em um ambiente corporativo. Essa competência adquirida será uma base muito importante para um engajamento mais rápido e eficiente desses profissionais, dada a crescente demanda global de produtos BSS, demanda que existe devido a necessidade da criação de novos modelos de negócio, mais abrangentes, flexíveis, escaláveis e robustos, para assim atender as diferentes industrias com a adoção do 5G“.