Mais do que conquistar uma titulação, os alunos do Mestrado e Doutorado do Inatel têm a oportunidades de acompanhar e participar de pesquisas de destaque no cenário científico nacional e internacional. Além de estudos nas áreas de 6G e 5G, Tecnologias da Informação e Computação, Comunicações Ópticas, Rádio Cognitivo, entre outras, a instituição mantem projetos de cooperação com universidades e institutos da Itália, Holanda, Inglaterra, Finlândia, Espanha e Coreia do Sul para o desenvolvimento de tecnologias de ponta.
Os ex-alunos Ivo Bizon Franco de Almeida e Mariana Baracat Mello atuaram nas pesquisas na área de Modulação Digital enquanto cursavam o Mestrado em Telecomunicações na instituição. Atualmente, Ivo faz Doutorado na Alemanha e Mariana continua os estudos no Inatel. Ambos não se arrependem de ter optado por seguir na área acadêmica, enquanto os colegas iam para o mercado, e admitem ter tido uma experiência muito enriquecedora.
“A carreira acadêmica dá a oportunidade de irmos fundo no estudo da Engenharia e embora tenhamos que focar em um assunto específico, precisamos estudar vários outros assuntos que estão relacionados a ele, o que nos dá uma formação bem abrangente”, comenta Ivo.
“Poder se aprofundar em um assunto que você gosta e ainda contribuir de alguma forma para a Ciência é muito gratificante e que abre muitas oportunidades. Você pode atuar como pesquisador em uma universidade ou empresa, ou até mesmo, optar por seguir uma carreira fora do país”, pontua Mariana.
Ficou interessado?
O Inatel está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Os interessados podem se inscrever até 10 de julho no site inatel.br/mestrado-doutorado.
Nesse período, será realizada uma série de Webinars com a participação de ex-alunos e orientadores das diversas áreas de pesquisa desenvolvidas na instituição.
Confira a programação dos próximos webinars
A instituição proporciona bolsas-mensalidade tanto para alunos regulares com dedicação exclusiva ao curso, como oportunidades oferecidas pela Finatel, Capes, Fapemig e empresas parceiras.