Grenoble Phelma e Grenoble Polytech, faculdades onde os estudantes do Inatel foram aceitos
Dois alunos do Inatel foram aceitos por faculdades francesas para as bolsas que fazem parte do programa de cooperação Brasil/France Ingénieur Technologie (Brafitec). Os alunos participaram de várias etapas de seleção e após receberem o comunicado de aprovação da Instituição Francesa, os estudantes iniciaram a proficiência em Francês e participação em seminários para integração aos cursos e moradias no país europeu, mas ainda aguardam o resultado da CAPES, por parte do Governo Brasileiro.
Guilherme Dinarte Lopes e Thayana Xavier Lucero serão os representantes do Inatel no programa ainda sem previsão de visto para entrada na França. Apesar da CAPES ter publicado o edital incluindo todos os cursos do Inatel no Programa no final de 2019, no ano seguinte as bolsas referentes ao Brafitec ficaram suspensas, por conta da pandemia. E as mobilidades de estudantes brasileiros para a França pelo Programa foram adiadas em um entendimento conjunto entre a CAPES e a Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d´Ingénieurs (CDFI), devido à insegurança para as aulas presenciais, ainda no primeiro semestre de 2021, na França.
Desde 2014, o Inatel participa do Brafitec e é uma das poucas instituições de engenharia do Brasil a integrar o programa. A intenção dessa cooperação entre Brasil e França é desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre universidades parceiras em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação. No entanto, a pandemia do Covid-19 atingiu o envio de estudantes para o Programa, com os riscos de viagens e fechamentos de fronteiras.