Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Girls in ICT Day: Inatel celebra data junto à comunidade feminina

inatel workshop robot girls destaqueAs comemorações do Dia das Mulheres in TIC (Girls in ICT Day) movimentaram o campus do Inatel no dia 28 de abril. Alunas, colaboradoras, ex-alunas e jovens estudantes tiveram a oportunidade de celebrar a data por meio de debates, troca de conhecimentos e homenagens.

Na foto: Workshop Robot Girls contou com a participação de 14 estudantes de ensino médio da cidade

O intuito de celebrar todos os anos a data, estipulada pela ITU em 2010, é atentar para a importância de incentivar a participação da mulher no mercado de tecnologia, que ainda é pequena, apesar de encontrar-se em ascensão. “A participação feminina em cursos de TI e também em funções da área tem crescido nos últimos tempos, mas a representatividade ainda é baixa. Li um estudo que indica que apenas 20% das equipes de trabalho na área de tecnologia é composta por mulheres... Aqui no Inatel, onde estou desde 2003, é nítido o aumento das mulheres nos cursos de Engenharias. Lembro que via poucas meninas nas salas de aula e atualmente é possível ver pelo campus muitas mulheres, o que sinaliza que num futuro não tão distante, teremos uma ocupação feminina muito maior na área”, cometa a especialista em Recursos Humanos do Inatel, Lívia Pizzolato Liao.

Confira o artigo completo escrito pela Lívia para o Blog Inatel.

Dos 1151 alunos matriculados atualmente nos cursos de Engenharia da instituição, 269 são mulheres. Apesar de parecer baixo, esse número é relevante se comparado com o número geral de ex-alunas que é de 1200, diante de um total de 9208 egressos.

Essa representatividade feminina no Inatel e também no mercado de Tecnologia em geral foi discutida no Painel “International Girls in ICT Day: A importância da mulher na tecnologia, liderança feminina e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável” com a presença de Marcia Ogawa (Deloitte), Poliana Sant´Anna Lanari (Harting), Tais Barbone (PicPay) e Marina Hermeto (Huawei). Por meio do relato de experiências pessoais e profissionais, as debatedoras mostraram que apesar das dificuldades iniciais, é possível se destacar nesse mercado, onde os homens ainda são maioria, e que muitas das habilidades femininas são tidas como diferenciais nessa área.

Clique para conferir esse debate enriquecedor:

E para enaltecer o valor de toda a comunidade feminina da instituição, está à monstra nos corredores do Prédio 1 do campus, a exposição “Mulheres que Inspiram”, que traz mensagens motivadoras de alunas, colaboradoras e ex-alunas e também as inovações criadas por mulheres que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico mundial. “Essa é uma forma singela de homenagear todas as mulheres que se dedicaram e se dedicam a contribuir com o desenvolvimento dessa instituição e com a evolução do setor de Tecnologia em geral”, declarou o vice-diretor do Inatel, professor Guilherme Marcondes, durante a abertura da exposição.

 

Dia Internacional das Mulheres em TIC
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800