Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos do Inatel são selecionados para Super Time da Olimpíada Brasileira de Satélites

inatel Cubesat Desing Team AlphaSat 6A equipe AlphaSat, formada pelos alunos Pedro Siqueira Paulino (Engenharia de Telecomunicações) e Diego Coutinho (Engenharia de Computação), foi selecionada para integrar o Super Time da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). O seleto grupo é formado pelas dez melhores equipes de todas as regiões do país entre as 130 inscritas na OBSAT. O objetivo do Super Time é planejar e desenvolver um satélite para lançamento orbital com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações (MCTI), além de participar das regionais da OBSAT para promoção do evento.

inatel reuniao OBSAT Supertime julho 2022A escolha da equipe AlphaSat foi oficializada no dia 12 de julho, em uma reunião com as dez equipes selecionadas e a participação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB). O professor do Inatel e tutor técnico, Evandro César Vilas Boas, representou a AlphaSat nas discussões junto à Organização da OBSAT e demais equipes sobre os objetivos do Super Time e próximos passos. “Recebemos o convite para integrar esse seleto time com grande satisfação. Para a equipe, a conquista representa o reconhecimento pelo esforço ao longo das Fase 01 e Fase 02 e, principalmente, a consolidação do time já em sua primeira competição. Para os alunos, essa conquista inédita demonstra a qualidade de ensino do Inatel”, destacou.
A equipe Priceless Brain, formada pelas alunas Arielli Ajudarte da Conceição (Engenharia de Telecomunicações) e Sthefany Farias Vilela (Engenharia Elétrica), continua na fase 3 da OBSAT.

A AlphaSat e a Priceless Brain integram o CubeSat Desing Team, times de competição do CS&I Lab (Cyber Secutity & IoT Laboratory), no desenvolvimento de pequenos satélites como forma de complementar a formação dos estudantes e despertar o interesse pela área de engenharia espacial. O time está aberto a participação de alunos de todos os cursos de graduação do Inatel. Os interessados devem procurar pelo orientador responsável pelos trabalhos do grupo, o professor Evandro César Vilas Boas.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200