Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel recebe a visita de estudantes de todo o país no Programa Campus Day

Iniciativa do Núcleo de Relacionamento com Colégios viabilizou a visita de quase 800 jovens este ano

inatel campus dayCom o intuito de aproximar estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico das vivências acadêmicas, o Inatel conta, há alguns anos, com o Programa Campus Day. A iniciativa, criada pelo Núcleo de Relacionamento com Colégios, recebeu 781 alunos de 19 escolas do país no primeiro semestre deste ano. Os estudantes participam de visitas guiadas na instituição e têm a oportunidade de conhecer, de perto, os laboratórios e os trabalhos de pesquisa.

De acordo com Lucas Ferreira, que atua no Núcleo, o projeto teve início durante a Feira Tecnológica do Inatel, a FETIN. Nas edições anteriores da feira, diversos colégios organizavam caravanas de alunos até o campus e, diante da alta demanda de visitas, a instituição decidiu expandir a recepção de estudantes para todo o ano letivo.

"Nos preparamos para oferecer uma programação voltada exclusivamente para receber os colégios durante todo o ano, com atividades como visita guiada, palestras e aulas práticas em laboratórios. O que antes ficava restrito ao período da FETIN, hoje é possível ser realizado durante o ano todo", conta.

Segundo ele, o projeto foi viabilizado graças a parcerias firmadas com escolas de várias cidades. "É através deste trabalho que contribuímos para a formação do aluno ao apresentar o universo das Engenharias e Tecnologias, seja através de orientação profissional, vocacional ou por meio de cursos e atividades práticas, além das visitas ao campus", diz.

inatel campus day 2Relação com as escolas

A professora Roseane Ferreira, que atua no Colégio Empreender, na cidade de Itajubá (MG), conta que a escola participa do projeto Campus Day há quatro anos. Em média, 200 alunos já participaram da iniciativa, em visitas guiadas com estudantes do Ensino Médio e pré-vestibular.

"Fomos recebidos por uma equipe do campus que, desde o primeiro contato com os alunos, nos mostraram seriedade no trabalho proposto. Visitamos laboratórios altamente equipados e os alunos tiveram a oportunidade de participar, de forma ativa, no funcionamento de alguns equipamentos. Todos os professores foram sempre muito solícitos e demonstraram prazer em apresentar os cursos oferecidos, o que, com certeza, foi um diferencial para nossos alunos", afirma.

Ela destaca a importância que o projeto tem para aproximar a instituição da educação básica. "Participar do Campus Day é muito importante, pois ele vem de encontro com o que acreditamos. Ele promove a vivência de uma realidade dentro da universidade e apresenta para o visitante as diversas oportunidades que ele tem ao ingressar no Inatel. Este projeto, além de alimentar sonhos, mostra inúmeros caminhos para realizá-los. Isso, para nós, educadores, é, sem dúvidas, primordial", aponta.

inatel campus day 3Importância na escolha da carreira

Sara Maia, que é aluna do 3º ano do Ensino Médio, também no Colégio Empreender, conta que a visita ao Inatel a ajudou na escolha pelo curso de Engenharia. "Todas as engenharias possuem a mesma base de conhecimento, independente da especialização. E isso é perceptível nas atividades que o projeto propõe. Com ela, pude perceber que a engenharia é a minha profissão", relata.

Ela destaca como a iniciativa apresenta, de forma experimental, a vivência dos cursos de graduação para quem é de fora do Inatel. "Sempre quando a gente pensa sobre a instituição na qual vamos fazer parte, é necessário saber o que ela oferece, bem como ver se ela atende nossas expectativas. Isso vale para a profissão também. Então, é essencial que sejamos informados e participemos, de perto, das atividades e excursões que o projeto oferece", pontua.

Como participar do Campus Day

O Inatel está aberto para receber professores e alunos de escolas que queiram conhecer de perto o campus e as atividades da instituição por meio do Programa Campus Day. Coordenadores e professores interessados em levar estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico para conhecer o campus podem agendar as visitas guiadas pelo e-mail vestibular@inatel.br.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200