Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel promove Feira de Ciências com participação de escolas da região

inatel feira de ciencias 2022

Iniciativa integrou projeto destinado a estimular o interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia

No último sábado, 20 de agosto, a instituição recebeu quase 800 estudantes de ensino fundamental e médio, de 23 escolas da região para a Feira de Ciências do Inatel. O projeto, idealizado e coordenado pelo Núcleo de Relações com Colégios (NRC), tem como objetivo estimular o interesse dos jovens pela Ciência e Tecnologia. Nesta edição, os estudantes foram desafiados a desenvolver trabalhos sobre o tema "Tecnologia a serviço da vida". A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Segundo Lucas Pereira, que atua no Núcleo e ajudou na elaboração da feira, a intenção é resgatar esse tipo de evento nas escolas e incentivar os estudantes a gostarem de Ciências. "Após um longo período de aulas remotas e distanciamento social devido à pandemia, essa atividade proporciona, além de novos conhecimentos, o estímulo ao trabalho em equipe, desenvolvimento da oratória dos alunos, além de explorar e introduzir o estudante à cultura maker", diz.

Ele conta que a feira foi realizada em duas etapas. "A primeira foi realizada durante o primeiro semestre, dentro de cada escola. Selecionamos os dois melhores trabalhos de cada escola. Os projetos selecionados foram apresentados na segunda fase da Feira, realizada no Inatel. Os três melhores projetos foram premiados", explica.

Experiência adquirida

A professora Ana Paula Rios, da Escola Estadual David Campista, de Poços de Caldas (MG), conta que dez turmas, com cerca de 300 alunos, desenvolveram projetos para a Feira. Na etapa final, sete alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram até o Inatel realizar a apresentação. "Foi uma experiência incrível. Aprendemos muito e os estudantes adoraram", avalia.

Annielli Kikowicz, que é professora no Externato Nossa Senhora de Lourdes, de Campanha (MG), afirmou que a feira foi importante para que os alunos pudessem aprender mais sobre pesquisa, inovação e tecnologia. "Aprenderam a se organizar, a montar uma apresentação para uma banca, dentre outras vivências ricas e únicas no universo da aprendizagem. Não falamos em ganhar, em ser premiado e sim em motivação, em sonhar, em ter um jovem envolvido com pesquisa e educação. Isso não tem preço", pontua.

Equipe vencedora

inatel feira de ciencias ganhadores 2022A Escola Estadual Padre João Vieira da Fonseca, de Boa Esperança (MG), foi a vencedora da primeira edição da Feira de Ciências do Inatel. O projeto desenvolvido pela escola ganhou o nome de Archey e consiste em uma iniciativa com o objetivo de ajudar pessoas com deficiência física no manuseio de dispositivos eletrônicos por meio dos movimentos da cabeça e dos olhos.

Ao todo, 112 alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram da primeira fase da feira, realizada na escola, e quatro alunos apresentaram o projeto vencedor. Para o Professor Leandro Neves de Paula, um dos orientadores da iniciativa vencedora, a feira proporcionou aos alunos o gosto pela pesquisa. "Ganhar a Feira do Inatel foi uma importante ferramenta de divulgação dos conhecimentos desenvolvidos na nossa escola. Os estudantes puderam explorar sua paixão pelo desenvolvimento de inovações e pesquisa. Nosso sentimento é de satisfação pessoal e agradecimento por fazer parte da feira, e também coletiva, por ser uma conquista de todos nós: alunos, professores, família e equipe pedagógica", avalia.

Confira a lista dos projetos ganhadores:

1º lugar - Projeto Archey - Escola Estadual Padre João Vieira da Fonseca - Boa Esperança (MG)
2º lugar - Projeto Adepto - Escola Estadual Professor Souza Nilo - Itanhandu (MG)
3º lugar - Projeto Lucy - Escola Estadual Padre Piccinini - Paraguaçu (MG)

Confira as fotos da Feira de Ciências: 

 

Feira de Ciências
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200