Torneio Arduino Challenge chega à 9ª edição com 16 colégios participantes

Etapa final do projeto aconteceu durante a Feira Tecnológica do Inatel

inatel fetin sexta promove engenharia setembro 2022 36O Torneio Arduino Challenge, iniciativa do Inatel que tem como objetivo iniciar estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio nos conceitos básicos de Engenharia, chegou à 9ª edição. Neste ano, 16 colégios participaram do projeto criado em 2014 e que já atendeu aproximadamente 400 alunos de diversas escolas.

O coordenador do programa, André do Nascimento, conta que o projeto teve início em uma proposta de Iniciação Científica com o objetivo  de desenvolver um protótipo de follow-line, uma espécie de carrinho autônomo capaz de seguir de linhas desenhadas sobre uma superfície a partir da plataforma Arduino. “Hoje, o projeto se expandiu e conseguimos passar muitos outros conceitos tanto de hardware quanto de software, montando circuitos eletrônicos e dando inteligência a eles”, diz.

Durante o torneio, os participantes são distribuídos em cinco equipes com quatro integrantes cada. A competição acontece em três etapas: na etapa eliminatória, realizada nos próprios colégios que recebem o torneio, os participantes passam por um treinamento de eletrônica e programação básica e, posteriormente, devem programar um carrinho para executar o trajeto pré-determinado.

A semifinal e a etapa final do Torneio Arduino Challenge aconteceram durante a Feira Tecnológica do Inatel, a Fetin. Neste ano, participaram colégios regulares e técnicos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Para André, o projeto é uma importante oportunidade de aprendizado sobre tecnologia para os jovens. "Além de desenvolver as habilidades técnicas de hard-skills, também buscamos aprimorar as habilidades comportamentais ou soft-skills dos alunos, como a colaboração, organização, planejamento e resiliência", conta.

Vencedores

inatel fetin sexta promove engenharia setembro 2022 193Na categoria Ensino Médio Regular, a equipe vencedora foi a do Colégio Militar de Belo Horizonte (MG). Para o coordenador da equipe, Coronel Arnalberto Seixas, a iniciativa foi bastante importante. “Nós tínhamos participado nos dois anos anteriores, mas como foi à distância, não foi a mesma coisa. Neste ano, foi realmente bem legal para os alunos participarem presencialmente e conhecerem o campus”, diz.

Para Marco Ribeiro, estudante do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Militar, a competição foi importante para o aprendizado da tecnologia. "Foi uma experiência muito bacana. Eu comecei neste ano com os estudos na área e o Arduino Challenge clareou muitos conceitos que estavam abstratos na minha cabeça, além de proporcionar uma competição divertida entre meus amigos. Recomendo muito a participação, mesmo para iniciantes, como é o meu caso, já que aumenta o interesse nessa área", aponta.

inatel arduino challenge fetin setembro 2022 1Na categoria Ensino Médio Técnico, os vencedores foram os alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, de Inconfidentes (MG). Para a coordenadora da equipe, Luciana Faria, a vitória foi o resultado de muito empenho. "Foi muito gratificante participar do Torneio Arduino Challenge do Inatel e ver o empenho de cada integrante trabalhando em equipe. Mas a satisfação maior foi ver o sorriso estampado no rosto dos nossos alunos após a vitória", conta.

Gustavo da Rosa é aluno do 3º ano de Informática no instituto e participou da edição deste ano do Arduino Challenge e comemorou a participação. "Eu gostei de participar da competição. Me ajudou a entender melhor algumas coisas de arduino", diz.

Para o estudante José Roberto Pereira Neta, a conquista do prêmio foi tão importante quanto conhecer o Inatel de perto. "Foi uma experiência única. Tudo o que nós esperávamos da instituição foi superado em todos os aspectos. Agradecemos a oportunidade de conhecer esse espaço maravilhoso", avalia.

Resultado

Categoria Ensino Médio Regular