Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos de Telecom visitam Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

inatel visita Telecom INPE red

Um grupo de 26 alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações visitou, no início do mês, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, em São José dos Campos (SP). Os estudantes foram acompanhados pelo professor Evandro César Vilas Boas e tiveram a oportunidade de conhecer de perto como as telecomunicações são empregadas no contexto espacial para conectar áreas remotas, para monitoramento do clima e preservação de áreas florestais. Eles assistiram a uma palestra sobre tecnologias satelitais e fizeram um tour pelo prédio do Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde foram desenvolvidos importantes satélites nacionais como os SCD 1 e 2 e o Amazonas-1.

Para o aluno do 7º período, Pedro Lucas Siqueira Paulino, a visita permitiu aprender mais sobre a pesquisa e tecnologia desenvolvidas no Brasil na área espacial e entender como elas podem ser aplicadas em benefício da sociedade. “Conheci as instalações do INPE e do LIT, como laboratórios, salas de controle, áreas de testes e observatórios, e tive a oportunidade de ver de perto satélites e outros equipamentos utilizados em missões espaciais”, destacou.

Já Arielli Ajudarte da Conceição, do 9º Período, ficou muito contente em ter tido a oportunidade de conhecer o INPE antes de se formar. “Nós aprendemos um pouco sobre o Amazônia 1, o primeiro satélite 100% brasileiro, e vimos o incrível laboratório de testes que eles possuem e que países do mundo inteiro utilizam para testar e homologar dispositivos. São tantos equipamentos e máquinas que víamos apenas na teoria e tivemos a chance de conhecer pessoalmente. Com certeza foi uma experiência que eu adorei e queria ter a chance de vivenciar de novo”, disse ela.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800