Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel oferece cursos gratuitos em programa de integração de aluno

Estudantes têm acesso às mais modernas tecnologias em engenharia

pzero_2010_019Pelo sexto ano consecutivo, o Inatel realiza o programa de Iniciação à Engenharia, conhecido como PZero (Período Zero), oferecido aos alunos que iniciarão os estudos oficiais somente no segundo semestre.

O PZero tem como objetivo preencher o semestre ocioso que os novos alunos têm até o início das aulas em julho, com atividades de ciências básicas, técnicas, de empreendedorismo e comportamentais, totalmente gratuitas.

O programa começou no dia primeiro de março e se estenderá até maio. Durante este período, os 22 participantes terão um cronograma que inclui visitas técnicas a empresas do Vale da Eletrônica, como Linear, Sense, MCM e Cirvale, minicursos em diversas áreas, atividades esportivas, workshops, palestras e oficinas, além de aulas de reforço de matemática e física, esta última uma novidade introduzida pelo programa em 2010. Essas aulas, como explica o idealizador do PZero, o presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo, professor Carlos Nazareth Motta Marins, têm o intuito de nivelar o conhecimento dos participantes e facilitar o acompanhamento das disciplinas no início do curso. A programação inclui atividades diárias durante toda a semana.

O programa é coordenado pela Comissão Permanente do Processo Seletivo, que conta com o auxílio de alguns dos núcleos internos de apoio ao aluno do Inatel, como o Núcleo de Orientação Educacional (NOE) e o Núcleo de Empreendedorismo (NEmp), além do Inatel Competence Center, interface do Inatel com o mercado, atuando no desenvolvimento de tecnologias.

Além ocupar de forma produtiva o tempo desses estudantes, a proposta do PZero é também promover a integração dos participantes com os demais alunos e funcionários e familiarizá-los ao dia a dia da instituição. Os “PZero” podem participar de todos os demais programas oferecidos aos alunos, como o Concurso Melhores Planos de Negócio e o Programa de Milhagem, desenvolvidos pelo NEmp, entre outros. Porém, não têm que comprovar rendimento escolar.

Minicurso de Engenharia Biomédica e workshop de Internet

A programação das atividades oferecidas aos participantes inclui o que há de mais atual na área tecnológica ligada à engenharia. Assim, outras novidades do programa em 2010 são o minicurso de Engenharia Biomédica e o workshop sobre Internet, com foco em Realidade Virtual. Os participantes terão ainda minicurso de Introdução a Telecomunicações, TV digital, Introdução a Redes, Fibra Óptica e Comunicações Móveis. Também estão programados minicursos nas áreas de Liderança e Empreendedorismo e uma Oficina de Física, que trabalha experimentos práticos realizados com materiais recicláveis.

O nome do programa é uma alusão aos períodos dos cursos na instituição, nomeados pelos próprios estudantes de P1, P2, P3 (primeiro período, segundo período, terceiro período e assim sucessivamente até P10, último período).

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200