Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Soluções criadas por alunos do Inatel levam inovação ao Carnaval de Santa Rita

Em uma cidade que respira tecnologia, como Santa Rita do Sapucaí, soluções inovadoras que facilitam a vida das pessoas surgem a todo momento, inclusive no Carnaval. O município, famoso por sediar um dos maiores eventos de carnaval do sul de Minas, o Bloco do Urso, comemora nesta época do ano o surgimento de várias oportunidades de emprego e negócios. De olho neste cenário, duas startups criadas por alunos do Inatel resolveram investir em uma solução que irá garantir mais segurança e comodidade aos foliões que vão curtir o feriado na cidade.

inatel smart braceA Smart Brace, composta pelos formandos Pedro Santos e Tayla Simões, criou uma pulseira eletrônica com RFID (Radio-Frequency Identification), que irá substituir os antigos ingressos de papel utilizados pelo Bloco do Urso. Com o uso desta tecnologia, a empresa pretende reduzir o número de fraudes e furtos, uma vez que cada pulseira será registrada com o número do CPF do folião e em caso de perda ou violação, poderá ser substituída.
Além dos foliões, toda a equipe que irá trabalhar no evento também usará a pulseira de identificação e por meio de um sistema criado pelos alunos, os organizadores poderão ter o total controle da entrada e saída de pessoas e poderá fazer o monitoramento em tempo real dos quatro dias de festa, permitindo um maior planejamento e logística. “Oferecemos a solução completa para os organizadores de eventos. As pulseiras personalizadas, o hardware que faz a leitura, os conectores de dados e também o sistema de gestão por trás disso”, explica Pedro.

A intenção da dupla, passado o Carnaval, é replicar o modelo para outros tipos de eventos como competições esportivas, formaturas, casamentos e também para casas noturnas. “Ficamos muito felizes em ser a primeira empresa a fornecer essa tecnologia para um evento de grande porte no país. Estamos participando do processo seletivo para a Incubadora do Inatel e pretendemos focar todos os nossos esforços para fazer a empresa se consolidar neste ano”, afirma Tayla.

inatel hit the roadJá a Hit the Road, startup dos alunos Danilo Germiniani e Bruno Toledo, vai proporcionar uma alternativa de transporte para os foliões. Quem contratar o serviço vai contar com vários pontos de embarque pela cidade para seguir para a Cidade do Urso e um stand exclusivo no local para descansar e recuperar as energias antes de voltar para a casa. A equipe garante total segurança, disponibilizando veículos e motoristas devidamente certificados para o trabalho.
Segundo Bruno, a intenção é criar uma alternativa para as pessoas não se preocuparem com a volta pra casa e, com isso, evitar acidentes e o excesso de veículos nas ruas. A iniciativa também é uma forma de validar os produtos da empresa. “Quanto mais de perto enxergarmos as dores dos nossos clientes, mais fácil se tornará traduzir o comportamento e as soluções que eles esperam para um modelo tecnológico”, explica.
Nos últimos meses de participação no programa de crowdworking realizado no Inatel, em parceria com a Telefónica e a Ericsson (clique para saber mais), a equipe se estrutura para caminhar com as próprias pernas. “Esse tempo no programa nos ajudou a modelar nosso negócio. Neste ano planejamos fomentar a comunidade de mobilidade urbana em Santa Rita do Sapucaí. Queremos promover um hackaton, começaremos um projeto de apadrinhamento de projetos relacionados à mobilidade e lançaremos alguns novos produtos que estão passando por processos de validação no momento”, indica.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800