Startup graduada na incubadora de empresas do Inatel recebe ‘Comenda Sinhá Moreira’ pelo 2º ano consecutivo

thumbnail WhatsApp Image 2018 12 12 at 14.16.07 CopiaFoto:Ascom/Sindvel

Pela segunda vez consecutiva a empresa graduada na incubadora de empresas do Inatel, Fractum Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos recebeu a Comenda Sinhá Moreira. Graduada na instituição em setembro de 2009, a empresa foi agraciada com a comenda pela categoria indústria inovadora.

O produto em destaque, desenvolvido pela empresa é um sistema de comunicação wireless para armamento não letal. A inovação é uma solução que registra quem atirou, quando atirou e onde atirou em um armamento não letal. Além desta funcionalidade, também é possível bloquear o armamento à distância impossibilitando o uso por outras pessoas não autorizadas. A tecnologia empregada é 100% nacional e produzida em parceria com a líder global de armamentos não letais.

“A busca pela inovação na Fractum é um dos pilares da empresa, pois o mercado é cada vez mais competitivo e se não possuirmos um diferencial inovador você não se encaixa e fica de fora. Nós desde que começamos a empresa, há mais de 10 anos, sempre nos especializamos e buscamos conhecimento em tecnologias de comunicação sem fio. Esta busca pelo conhecimento nos trouxe uma bagagem tecnológica que nos permite avaliar o cenário das comunicações sem fio e aplicar tecnologias específicas para cada área que atuamos. A inovação é consequência deste conhecimento, pois é a aplicação da tecnologia em um novo produto ou processo”, comentou o Diretor da Fractum e ex-aluno do Inatel, André Rasmínio Leite.

André também destaca os benefícios em se ter uma startup localizada no Vale da Eletrônica. “Estar aqui é poder contar com todas as outras 150 empresas de base tecnológica que podem lhe prestar serviços dos mais diversos tipos e você a elas. As empresas trabalham em sinergia, aqui se tem empresas de embalagens, empresas de montagem, empresa de placas de circuito impresso, prototipagem, mecânica, entre outros, formando toda a cadeia produtiva”.

Além de estar em uma localização privilegiada, o incentivo às novas ideias também foi importante e a incubadora do Inatel foi uma das precursoras neste processo de evolução da empresa. “Os primeiros passos da startup foram dados na incubadora do Inatel, lá aprendemos noções de Gestão, Comercial, Marketing, Jurídica, além de estar dentro da faculdade o que contribuiu e facilitou a abertura e a continuidade da empresa já que eu e meu sócio Luciano éramos alunos na época. Mesmo fora da Incubadora há 8 anos, o Inatel é um parceiro constante da Fractum, realizamos diversas ações em conjunto, como foi o caso da nossa participação na maior feira de tecnologia do Brasil, a Futurecom”, ressaltou o diretor.

Para a gestora da Incubadora de Empresas do Inatel, Tânia Rosas, esse importante reconhecimento para a Fractum demonstra a forte cultura inovadora das empresas nascentes no Vale da Eletrônica e que são graduadas no Programa de Incubação do Inatel. “Desde a concepção, as empresas são orientadas e estimuladas ao continuo desenvolvimento tanto em aspectos de gestão como tecnológicos, permitindo que se destaquem nos mercados de atuação. A busca constante pela inovação, a contínua adoção de novas tecnologias, assim como a disrupção com modelos de negócios inovadores, permitiram a criação de empresas que transformam o mercado e que juntas geraram nas últimas duas décadas resultados impactantes neste setor”, comentou.

Dentro desta mesma categoria, a também empresa graduada no Inatel, a Biquad Tecnologia, recebeu um certificado pela participação. A empresa apresentou o produto Excitador/Transmissor FM. A solução proposta é para garantir uma transmissão segura, livre de interferências e utilizando 100% da banda autorizada para minimizar a redução do espectro de ondas médias resultantes do aumento das frequências em FM disponibilizadas pelo governo.

Sobre a comenda
A Comenda Sinhá Moreira foi instituída pelo Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – SINDVEL, para perpetuar a memória de D. Luzia Rennó Moreira, e visa conferir às empresas participantes, pessoa física ou jurídica, o reconhecimento à sua meritória contribuição ao desenvolvimento tecnológico, industrial, econômico e social do Vale da Eletrônica, o APL de Eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí.

A empresa
A Fractum é uma empresa do "Vale da Eletrônica", localizada em Santa Rita do Sapucaí-MG, fundada no ano de 2008 para atender a demanda por soluções em comunicações sem fio Wireless. Foi fundada por engenheiros eletricistas com especialidades em eletrônica e telecomunicações graduados pelo Inatel e desde 2009 está instalada em sede própria no Vale da Eletrônica.
Filiada ao Sindvel- Sindicato das Indústrias do Vale da Eletrônica, a Fractum é a única empresa da América Latina a ser reconhecida como RF Design Partner pela fabricante americana de semicondutores Microchip Inc.

47575280 206379993617178 3864765062187057152 n

 

@ Entre em contato

Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Av. João de Camargo, 510, Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

+55 (35) 3471.9200 | inatel@inatel.br

Escritório Inatel SP

WTC Tower, 18º Andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo - São Paulo - SP

+55 (11) 3043.6015 | inatel.sp@inatel.br