Ex-aluna do Inatel está em 1º lugar em Desafio de Inovação das Nações Unidas

ITU ChallengeA Engenheira de Telecomunicações formada no Inatel, Gabriela Ribeiro Lopes, está na primeira colocação do desafio global sobre inovação digital da agência de tecnologia das Nações Unidas. O projeto da ex-aluna envolve a inclusão socioeconômica e tecnológica por meio de trocas e doações. As 10 ideias vencedoras, após selecionadas por um júri de especialistas, terão contato com uma rede de líderes mundiais, poderão participar de eventos na Coréia ou na Hungria com as despesas pagas e ainda receber um treinamento exclusivo em ferramentas de inovação digital.

O Digital Change-Maker Challenge é realizado pela International Telecommunications Union (ITU), agência de tecnologias de informação e comunicação das Nações Unidas, no qual participam projetos de todo o mundo. O desafio tem a finalidade de facilitar a transformação digital, acelerar o desenvolvimento nos países dos projetos inscritos e possibilitar o compartilhamento das melhores práticas com soluções centradas em TIC. No momento, a proposta de Gabriela está em primeiro lugar no ranking de reputação do site, com grande número de comentários positivos e apoio dos internautas.

Segundo a engenheira, o aplicativo Barter Currency é voltado para pessoas que têm pouca disponibilidade de moeda e vislumbra uma melhora no mercado de trabalho das regiões. “O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) retratou 55 milhões de pessoas vivendo na pobreza em 2018. A falta de dinheiro favorece a troca de bens e serviços, especialmente em municípios, cidades, vizinhanças ou áreas rurais, e o escambo reduz a necessidade do dinheiro” afirma a autora do projeto.

O desafio está aberto a participantes de todas as nacionalidades e não há limite de idade para a inscrição. Por trás da tecnologia oferecida pelo Barter Currency estão os mais nobres objetivos, como aumentar as oportunidades de emprego e reduzir o desperdício de mercadorias, principalmente alimentícias.

A ex-aluna convida a todos a conhecerem o site e participarem deixando um comentário na proposta. 
Acesse o link: https://lnkd.in/dtug4-z.

Inatel ExAluna Desafio ITU Primeiro LugarO Projeto de Gabriela está em destaque entre outras ideias inscritas de todas as nações.

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br