Incubadora do Inatel atrai empreendedores do mercado para formação de novas empresas

Inatel Sempher Futurecom 07Mai20 3Sempher participa da Futurecom com a Incubadora de Empresas do Inatel ainda como pré-incubada

A Sempher Solutions é a mais nova residente da Incubadora de Empresas do Inatel. Em fase de pré-incubação desde o início de 2019, a startup passou pelo primeiro processo de avaliação remoto realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo, com uma banca de profissionais renomados do mercado. O novo empreendimento, especializado em Máquinas de Venda Automática de Equipamentos de Segurança Individual (EPI), com completo gerenciamento e integração aos sistemas administrativos corporativos, é uma spin-off de duas companhias já estabelecidas que procuravam um novo sócio para renovação tecnológica.

As empresas-mãe da Sempher, Everest (do sócio Clóvis Abdias) e a ASW (dos empresários Silvio Santos Junior e Wellington Buzato), procuraram o Inatel para conhecer a estrutura e verificar as possibilidades de trabalho em parceria. Os empreendedores visavam a entrada de um CTO, Chief Technology Officer, profissional responsável por cuidar da infraestrutura tecnológica da empresa e em uma segunda etapa, o Instituto auxiliou na seleção de um ex-aluno que trouxesse um novo olhar para a tecnologia. A Incubadora abriu o processo seletivo, recebeu mais de 50 currículos até escolher o atual sócio, Leandro de Souza, quando o processo de pré-incubação foi iniciado e culminou com a entrada como empresa residente, após a apresentação para a banca on-line.

“O Inatel proporciona grandes oportunidades que seriam inviáveis para uma empresa iniciante, como a participação em editais, grandes feiras e eventos, uma infinidade de palestras e experiências que acontecem no campus, contatos com investidores-anjo e empresas consolidadas, todo um know how que torna a estadia na Incubadora muito compensadora, e que chegou na hora certa para nossa empresa” afirma o ex-aluno e agora CTO captado pelo Inatel, Leandro de Souza.

O formato de inclusão da Sempher teve resultados positivos para todas as partes e torna-se uma tendência para a Incubadora, tanto que outros processos parecidos estão em andamento, segundo o Professor Eduardo Zanin, responsável pela aceleração de empresas do Nemp. “Para o Inatel é imprescindível continuar apoiando o empreendedorismo, mesmo neste momento de crise, pois as startups estão trabalhando, contratando e gerando renda, e o Instituto não deixará de maneira alguma de dar suporte ao seu Programa e está fazendo isso da melhor forma possível” reforça o Professor, que integra o time de conselheiros do Programa de Incubação.

“O processo de incubação do Inatel foi muito importante para nós, da Sempher, pois nós tínhamos um produto e uma boa ideia, com grande aceitação do mercado, mas com o Inatel conseguimos ter fácil acesso a mentorias de gestão, finanças, estratégia de vendas e marketing, distribuição comercial, entre outras. O Inatel fornece ainda uma estrutura a um custo muito baixo, o que permite investir no próprio negócio e conta com uma equipe muito capacitada e sempre à disposição para ajudar, o que faz com que tenhamos uma assertividade muito maior” lembra o ex-aluno e sócio da empresa.

A Incubadora está aberta para receber novas empresas residentes, alguns negócios já estão em processo de avaliação, entre eles empresas de alunos e outros empreendimentos em que sócios externos procuraram o Inatel para implementar novas tecnologias e integrar o ambiente tecnológico do Instituto. Nas palavras dos sócios da Sempher, a vinda para o Inatel buscava realmente o aprendizado, pois as empresas estavam há muito tempo no mercado, mas longe da academia e desejavam se modernizar e renovar o negócio em termos de tecnologia, como trazer técnicas da Indústria 4.0. A tendência é que as duas empresas-mães transfiram seus negócios para a spin-off ao longo do tempo.

Banca avaliadora da SEMPHER para entrada na Incubadora do Inatel: 
1) Cesar Alckmim (CEO da Exsto Tecnologia)
2) Sidney Severini (Consultor)
3) Luciano Camilo (Especialista em tecnologia do ICC)
4) Yule Mares (Gestora de Aceleração da Liga Ventures)
5) Rodrigo Carazolli (Gerente de Inovação e Novos Negócios da ArcelorMittal) 
6) Eduardo Zanin (Incubadora de Empresas do Inatel)
7) Rogério Abranches (Coordenador do NEmp Inatel) 

 

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200