Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Startup Aurem presente no Reconecta 2020 para inclusão das pessoas com deficiência

Iantel Reconecta Aurem2A startup Aurem, incubada no Inatel, estará presente na primeira edição online do evento Reconecta, que busca conscientizar a sociedade e incluir pessoas com deficiência. A conferência é organizada pelo Ministério Público do Trabalho e acontecerá de 3 a 5 de dezembro de 2020. A Aurem demonstrará sua plataforma em uma das salas virtuais com utilização de seu próprio sistema para legendar, em tempo real, a apresentação da empresa aos participantes.

Entre os palcos principais e salas temáticas, diversos palestrantes vão debater assuntos fundamentais para conscientização da sociedade sobre o respeito e as condições das pessoas com deficiência. Todo o evento foi planejado com utilização de recursos para facilitar o acesso ao conteúdo para qualquer cidadão.


Segundo Bruno Candia, aluno de Engenharia de Controle e Automação do Inatel e CEO da Aurem, o evento Reconecta será muito importante para a startup demonstrar todo o potencial para tornar a educação mais inclusiva. “Neste evento estaremos focados em conversar com nosso público, que são pessoas com necessidades especiais, para podermos mostrar como estamos fazendo a diferença dentro da educação”.

A plataforma da Aurem faz a transcrição da fala por meio de um software de reconhecimento de voz, que capta a fala do professor e a transcreve, dessa forma alunos surdos e com deficiência auditiva podem acompanhar aulas presenciais e remotas, sem a necessidade da leitura labial, que pode ser interrompida por uma apresentação de slides, por exemplo.

De acordo com o IBGE, um em cada quatro brasileiros apresenta algum tipo de deficiência, o que resulta em aproximadamente 50 milhões de pessoas. E um estudo realizado em 2019, estimou que o Brasil possui 10,7 milhões de deficientes auditivos. A Aurem se inspirou em um caso real e próximo para desenvolver sua plataforma inclusiva, que oferece para instituições de ensino a possibilidade de acompanhamento e acesso aos seus conteúdos para aqueles que possuem algum tipo de deficiência auditiva.

O empreendedor e futuro engenheiro comemora a presença no evento no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro. “Com a utilização da plataforma para apresentar a empresa com as transcrições, ainda poderemos validar o funcionamento com nosso público, que é alvo do evento. A Aurem poderá se apresentar de forma inclusiva para todos que estiverem assistindo”, afirma Bruno Candia.

Inatel Reconecta AuremSaiba mais sobre a Reconecta 2020: https://reconecta.mpt.mp.br/

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Política de Privacidade