Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel E-sports representa Minas Gerais nos Jogos Universitários Brasileiros

WhatsApp Image 2019 10 24 at 13.37.19 1Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) acontecem na semana de 21 a 28 de outubro, em Salvador, BA. A tradicional competição envolve todos os estados em diversas modalidades esportivas, que são organizadas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Há alguns anos a Confederação tem inseridos os jogos eletrônicos para se aproximar da realidade e preferência dos universitários e, em 2019, o Inatel foi classificado para representar o Estado de Minas Gerais na categoria e-sports.

O Instituto está competindo com cinco jogadores na categoria de League of Legends e com um pro player no FIFA. Para chegar ao JUBs, o instituto passou pela fase estadual no JUMs (Jogos Universitários Mineiros), derrotando universidades públicas e privadas. Para chegar à fase nacional, o time manteve uma rotina diária de 3 a 4 horas de treinamento, com análises de jogos e acompanhamento de um coach profissional.O Gerente do Time de E-sports do Inatel, Gabriel Claret, afirma que todos estavam ansiosos pela competição e que estão indo atrás de um sonho. “Estou tendo uma oportunidade única de realizar minha primeira viagem de avião, para representar não só o Inatel, mas o Estado de Minas em um campeonato nacional. Eu sempre quis ser jogador, desde pequeno, e viajar para campeonatos como esse e, poder fazer isso ainda na faculdade, representando o Inatel E-sports, é um privilégio” completa o Manager.

A modalidade e-Sports neste tipo de campeonato ainda é recente, porém, grandes times do cenário universitário como UFABC Storm, UnB Green Owls, entre outros, se encontram presentes, e o Inatel e-Sports está ali representando no mesmo nível que eles” declara o professor Renzo Mesquita, Coordenador do CDG Hub, centro de treinamento, desenvolvimento e aprendizagem de jogos eletrônicos do Inatel.

Toda a viagem para representar o Estado nos JUBs foi custeada pela Instituição, que investe e apoia o crescimento dos alunos que desejam seguir carreira tanto como players profissionais, como no desenvolvimento de games. E, segundo o vice-diretor do Instituto, Guilherme Marcondes, participar de equipes e competições universitárias de e-Sports pode trazer alguns benefícios para a formação acadêmica dos estudantes. “Uma das competências que são desenvolvidas é o trabalho em equipe que é sempre necessário em competições esportivas. Outro aspecto importante é a dedicação aos treinos, necessária para se obter bons resultados, que ajuda em sua disciplina. Outro ponto importante é o fato de se estimular a procura pelo conhecimento dos que gostam de jogos, identificando como os jogos são criados e desenvolvidos” diz Guilherme, que também coordena o curso de Engenharia da Computação.

“Conseguir bons resultados a fim de disputar campeonatos importantes como este, não é uma tarefa fácil. É necessário ficar sempre antenado nas oportunidades e novidades do cenário. Mas principalmente, exige muita dedicação e compromisso não só dos atletas, como também dos professores orientadores e alunos managers dos times para que o equilíbrio entre estudos de engenharia (que não é fácil) e os treinos aconteça da forma mais harmoniosa possível” enfatiza Renzo Mesquita, sobre todo esforço necessário para alcançar bons resultados e conciliar jogos e os estudos.

Este estímulo faz com que os estudantes busquem o conhecimento necessário não em virtude de alguma avaliação a que será submetido, mas pelo interesse em aprender a construir aquilo jogo que tanto o estimula. Por fim, poder representar a instituição em que estuda, pode fazer com que o estudante tenha mais vontade de ter bons resultados acadêmicos pela satisfação de “vestir sua camisa” conclui Guilherme.

Toda comunidade Inatel está atenta aos jogos e resultados e na torcida pelos competidores, que desde já podem ser considerados vitoriosos somente pela presença neste importante evento da categoria.

WhatsApp Image 2019 10 25 at 16.13.58WhatsApp Image 2019 10 25 at 17.16.43

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800