Pela primeira vez em 32 anos Incitel é realizado remotamente

Inatel Incitel 2020 Mesa Redonda

O conhecimento não para e o incentivo aos novos cientistas também não!


Na semana de 08 a 10 de junho, o Inatel realizou remotamente o XXXII Congresso de Iniciação Científica, o Incitel, que acontece anualmente desde 1987, uma oportunidade para a troca de experiências entre acadêmicos do Ensino Superior de todo o mundo. Este ano o evento ocorreu na plataforma MS Teams, com a participação de 228 pessoas e apresentação de 53 trabalhos, dentre eles seis trabalhos de outras universidades brasileiras.

A novidade da realização on-line não impactou na participação do público, que compareceu com excelente média e até 39 pessoas nas sessões técnicas, palestras e minicursos. Os artigos submetidos foram das áreas de Administração, Inovação e Empreendedorismo; Engenharia Biomédica; Engenharia da Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia de Produção; Engenharia de Software; Engenharia de Telecomunicações; Matemática e Física.

Inatel Incitel 2020 Minicurso Redes NeuraisEm seu primeiro ano na Coordenação da Iniciação Científica no Inatel, a Professora Karina Mokarzel se deparou com um obstáculo para realização do Congresso: a necessidade do isolamento social e da organização dos encontros remotos. “Inicialmente estávamos preparando para fazer de forma presencial, mas com o isolamento tivemos que repensar todo o formato, pesquisamos e optamos pelo MS Teams. Foi um desafio, mas foi uma experiência muito gratificante, tudo correu muito bem com mais de 200 participantes por meio das lives” declara a Coordenadora da Iniciação Científica.

A Coordenadora do Congresso ainda destacou o Minicurso com Pedro Goncalves, aluno da Universidade de Washington – EUA, sobre Redes Neurais Artificiais. E ainda, a Mesa Redonda com os engenheiros que conversaram diretamente de Seattle – EUA, um da Microsoft (ex-aluno do Inatel) e outro do Google, além de mais um profissional participando da Holanda (também ex-aluno), ambos compartilharam como tomaram a decisão de sair do país, os processos de seleção nas grandes empresas, a vivência no exterior e como estão enfrentando o isolamento.

Inatel Incitel 2020 Minicurso RobóticaOs temas dos dez Minicursos ministrados são tópicos muito procurados pelos estudantes e em alta no mercado, como os exemplos dos assuntos abordados pelo Prof. Guilherme Marcondes - Matemática com Python; Prof. Filipe Bueno - Meu eu Biônico e Prof. Wanderson Saldanha - Robôs ou Humanos?. Com Sessões Técnicas sobre Biomédica, Automação, Computação e Telecomunicações com especialistas nas áreas. “Foi um ótimo evento, com muita aceitação e participação e tivemos muita cooperação de outros setores do Inatel, como o CTIC, para o sucesso do Incitel 2020” reforça a Professora Karina.

Mesa redonda: A Trajetória de um Engenheiro Imigrante
Marcos Mokarzel – USA
Robledo – USA
Edielson – Holanda

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200