Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

CTF Inatel Telecom Challenge reúne 100 estudantes em competição online de segurança cibernética

inatel CTF2021No último sábado, foi realizada a 3ª edição da competição de Cibersegurança “CTF_Inatel Telecom Challenge”, atividade que encerrou a programação da Semana de Telecomunicações. Voltado exclusivamente para alunos da instituição, o evento foi promovido pela equipe do Centro de Segurança Cibernética – CxSC Telecom e contou com 100 participantes, dentre estudantes de graduação e mestrado.

No desafio estilo “Capture the Flag”, os competidores tiveram que resolver na prática cinco questões envolvendo simulações de invasões a redes de comunicações privadas, explorando conhecimentos em Redes de Telecomunicações e Cibersegurança. Para isso, eles passaram por uma preparação, durante a semana que antecedeu o evento, com treinamentos e orientações.

Os quatro primeiros colocados foram premiados com gadgets. Rodrigo Paiva de Oliveira, aluno do 5º período do curso de Engenharia de Computação, foi o grande vencedor. O estudante, que participou das três edições da competição, já tem histórico de campeão. “Na primeira edição fiquei entre os primeiros colocados e, na segunda, fui o primeiro colocado. Foi muito gratificante vencer novamente porque é um reconhecimento de todo o esforço dos meus estudos sobre o tema”, destacou.

Rodrigo conta que dedica muito de seu tempo de estudos ao Hacking porque é uma área na qual pretende seguir carreira. “Acho que um dos pilares da Tecnologia é a Segurança. Dados expostos podem causar um prejuízo gigante para empresas e pessoas, então é uma área fundamental, que cresceu bastante nos últimos anos e tende a crescer ainda mais”, avalia o estudante que está desenvolvendo um trabalho de Iniciação Científica também na área.

Confira os ganhadores da 3ª edição do CTF Inatel Telecom Challenge:

1º lugar: Rodrigo Paiva de Oliveira
2º lugar: Rubens Cividati
3º lugar: Lucas Piva Oliveira
4º lugar: Gabriel Claret

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200