Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

1º APP Challenge do Inatel conta com mais de 100 competidores

inatel app challenge vencedoresNa última semana de maio, o Inatel promoveu o 1º APP Challenge, um hackathon voltado ao desenvolvimento de aplicativos, que integrou as atividades da Semana da Computação. O desafio envolveu 148 participantes dentre alunos e colaboradores da instituição e propôs a criação de um aplicativo Speedtest (testador da qualidade da internet) com funcionalidades e recursos inovadores e em sinergia com as demandas da ViaSat, multinacional que patrocinou o evento.

Na foto: Gabriel de Souza, Avner José e Gabriel Stahlberg.

Os participantes tiveram uma semana para trabalhar no projeto e apresentar um protótipo ao júri composto por professores do Inatel e especialistas da ViaSat. Na manhã do dia 4, foi realizada a cerimônia de encerramento, quando foram anunciados os vencedores.

Confira os vencedores do 1º APP Challenge do Inatel

1° lugar: Avner José Guimarães Ribeiro (5° período de Engenharia da Computação)
2° lugar: Gabriel Stahlberg Oliveira (Colaborador do Inatel Competence Center)
3° lugar: Gabriel de Souza Daniel (9° período de Engenharia da Computação)

Na cerimônia, o pró-diretor de Graduação e coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia de Software, professor Guilherme Marcondes, ressaltou que esse tipo de evento é muito importante para a formação profissional dos alunos. “É um momento de muito aprendizado. Agradeço a todos os alunos que participaram e se empenharam, a toda equipe de organização e ao time da ViaSat que deu todo suporte a competição”.

Segundo o professor Renzo Mesquita, coordenador do evento, esse foi um dos primeiros hackathons no formato online realizados pela instituição, então foi uma aprendizado para todos. “Foi uma grande oportunidade que tivemos de observar a capacidade criativa e os conhecimentos técnicos dos nossos alunos. Trabalhamos com problemas reais de uma empresa e apresentamos a eles soluções de software criativas e inovadoras criadas pelos nossos próprios alunos, que permitirão que os clientes deles compreendam de forma muito mais amigável e intuitiva, como está a conexão de internet deles e monitorar todo esse processo de conexão de forma muito mais precisa”.

O primeiro colocado do APP Challenge, o aluno Avner José Guimarães Ribeiro, contou que apesar de conhecer anteriormente a maioria das tecnologias que usou para desenvolver sua aplicação, o evento foi bastante desafiador. “Os desafios foram diários para conseguir criar algo funcional e da forma como tinha planejado. Várias dificuldades, problemas e inseguranças acabam nos afetando frequentemente quando somos expostos à situações fora da nossa zona de conforto, no entanto, apesar de todas as complicações vi, depois do resultado, que tudo valeu muito a pena. Foram grandes aprendizados e uma experiência que considero muito importante para mim como aluno".

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200