Palestra de engenheiro biomédico que atua na Siemens Healthineers abre 9ª edição de Semana da Engenharia Biomédica

inatel abertura SEBI 2021Começou, nesta segunda-feira (16), a 9ª edição da Semana da Engenharia Biomédica do Inatel. Por conta da pandemia de covid-19, o evento está sendo realizado de forma online pelo segundo ano consecutivo. A semana acadêmica, que segue até a próxima quinta-feira (19), conta com uma série de webinars, workshops e minicursos para estudantes, profissionais e pesquisadores da área.

Na cerimônia de abertura, os acadêmicos puderam conhecer mais sobre a trajetória de um profissional da área com o engenheiro biomédico Zachary A. Polak, que atua na Siemens Healthineers. A empresa é responsável pela produção de equipamentos médicos hospitalares de alta precisão.

Legenda da foto: Evento online contou com o engenheiro biomédico da Siemens Healthineers, Zachary A. Polak; o diretor do Inatel, Prof. Carlos Nazareth; e com o coordenador do curso, Prof. Fabiano Valias

O evento que abriu a semana também contou com a participação do diretor do Inatel, Prof. Carlos Nazareth, e do coordenador do curso, Prof. Fabiano Valias. Neste ano, a semana tem como tema: "Estamos em todo lugar, qual é o limite da engenharia da saúde?". Na fala de abertura, o diretor da instituição destacou a importância da Engenharia Biomédica nos últimos anos.

"O que nós tivemos de colaboração dessas tecnologias da informação e comunicação para a criação de novos equipamentos eletromédicos, que trazem aos profissionais de saúde uma visualização muito mais precisa daquilo que realmente está acontecendo no organismo humano é, sem dúvida, o que nos coloca numa situação bastante disruptiva e em uma possibilidade de avanço muito grande nos próximos anos", disse Nazareth.

O coordenador do curso comemorou a realização de mais uma edição e destacou que a Semana da Biomédica é aberta para todos aqueles que tenham interesse pela área. "É um evento preparado com bastante carinho pelos estudantes do Inatel", afirmou Valias.

Durante a palestra de abertura, o engenheiro Zachary A. Polak falou sobre como o trabalho do engenheiro biomédico é importante, mesmo que o profissional da área não atue na linha de frente em hospitais, como no caso de médicos e enfermeiros.

"Falando por experiência própria, o objetivo desse trabalho é, justamente, para que um dia você tenha uma pessoa que cuide por você naquela maca e no equipamento biomédico, e que você saiba que esse aparelho está funcionando de maneira adequada", contou.

Zach também destacou que empresas como a Siemens estão abertas para pessoas de qualquer lugar do mundo que tenham interesse em ingressar no mercado de trabalho. "Se você trabalha com essa mentalidade de que gosta, acredita e quer trabalhar nessa área, não existe uma empresa no mundo que vá falar não para você", disse.

Bio Challenge

Também teve início, nesta segunda-feira (16), a 4ª edição do Bio Challenge. O evento, que acontece em paralelo à Semana da Biomédica, é uma uma competição em formato de hackathon que conta com a participação de estudantes que irão propor soluções para um determinado problema. As equipes terão até quinta-feira (19) para apresentar os projetos na competição, que acontece de forma online. A premiação acontece na sexta-feira (20), às 20h, também pela internet.

A programação completa da Semana da Biomédica está disponível no site do evento. Nesta terça-feira (17), o evento contará ainda com um workshop que irá tratar sobre os desafios das healthtechs no Brasil, às 15h30, e um webinar sobre as contribuições do Conselho Regional de Engenharia (CREA) para a área, às 17h30. Às 19h30, uma mesa redonda vai falar sobre a trajetória dos ex-alunos da graduação, passando pelo estágio, até o ingresso no mercado de trabalho.

Na quarta-feira (18), um workshop abrirá os trabalhos falando sobre a Filosofia Lean na Gestão da Tecnologia Médico-Hospitalar. O evento está programado para às 15h30. Logo depois, às 17h30, um webinar irá falar sobre o papel do engenheiro médico na gestão pública e o uso de tecnologias em lugares remotos. Às 19h30, uma mesa redonda irá reunir profissionais da área em um troca de experiências.

Já na quinta-feira (19), o minicurso NanoBiotecnologia Aplicada à Saúde terá início às 13h30. Às 15h30, um webinar irá discutir sobre as ações do engenheiro biomédico nas instituições hospitalares. Às 17h30, será realizado um minicurso sobre a gestão de equipamentos médicos com foco na acreditação hospitalar. Por fim, às 19h30, acontecerá o painel de ex-alunos.