Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Competições do Inatel para estudantes do Ensino Médio envolvem estudantes de todo o país

Vários estudantes de diversos pontos do país tiveram a oportunidade de participar das competições voltadas para alunos do Ensino Médio realizadas pelo Inatel neste ano. Em 2021, três torneios mostraram os talentos de jovens que, ainda em suas escolas, manifestam o interesse em temas como programação, robótica e cibersegurança. Como já é tradição, as finais dos torneios ocorreram durante a Feira Tecnológica do Inatel, a Fetin, que foi realizada virtualmente por conta da pandemia de Covid-19.

inatel final aruduino fetin setembro 2021Arduino Challenge

Na competição, os alunos do Ensino Médio nas categorias Técnico e Regular se dividiram em equipes para participar de uma disputa de programação. Os grupos tiveram que concluir missões para chegar até a final. A disputa teve início em maio deste ano. Ao todo, 207 alunos de 14 escolas de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul participaram do torneio. Na etapa final, 51 alunos disputaram a vitória nas categorias regular e técnico.

Na categoria Ensino Médio Técnico, a equipe Techno Minds, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em Três Corações foi a grande vencedora. Em segundo lugar, ficou a equipe Primeira Ordem, também do IFSULDEMINAS, mas do campus de Carmo de Minas.

á na categoria Ensino Médio Regular, a equipe vencedora foi a Ardwinners, do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto (SP). Em segundo lugar, ficou o grupo Caçadores de Dinossauros do Atlântico, do Colégio Militar de Belo Horizonte (MG).

Nicolas Souza, da equipe Ardwinners, contou que, apesar da vitória, quase não participou do torneio. "No começo, eu quase acabei não indo porque eu não sabia se essa era a área que eu queria mesmo, mas depois de meu professor me convencer, eu acabei participando da primeira etapa para ver como era, e instantaneamente me apaixonei", conta.

inatel 40 fetin programação 1Programação 1.0

A final da Programação 1.0 foi realizada em 24 de setembro, com transmissão ao vivo, e contou com a participação de estudantes de todo o Brasil. Ao todo, 10 colégios participaram da competição, que contou com 47 finalistas de várias localidades. Em primeiro lugar, ficou o estudante Vinicius Gonçalves Laguna, do Colégio Batista Mineiro de Uberlândia (MG). O segundo colocado foi Murilo Pereira Miacci, estudante do COC de São José dos Campos (SP). O terceiro colocado foi Luís Otávio Alves Maia, do Colégio Batista Mineiro de Sete Lagoas (MG).

Vinicius, que ganhou o torneio, destacou a importância da competição para quem ainda está aprendendo sobre a área. "Programação é fácil e ajuda as pessoas que têm dificuldade em compreender como equações e funções são feitas, pois a programação exige um raciocínio lógico básico e demonstra, passo a passo, como um determinado problema pode ser resolvido", afirma.

Telecom Challenge

Em sua segunda edição, a disputa contou com 249 inscritos. Foram 118 estudantes participantes na categoria individual e 173 na categoria em grupo. Ao todo, 20 escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo participaram das atividades realizadas pelo Centro de Segurança Cibernética do Inatel e Núcleo de Relacionamento de Colégios da instituição.

MicrosoftTeams image 5 1Na Categoria Individual, a primeira colocada foi Carolina Pereira Cabral, do Colégio Externato Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Campanha (MG). Em segundo e terceiro ficaram Cauã Gabriel Pereira da Silva e Enzo Baucia, ambos do Colégio Técnico de Guaratinguetá (SP).

Já na Categoria de Grupos, o Colégio Externato Nossa Senhora de Lourdes, de Campanha (MG), faturou a primeira e a segunda colocação com os projetos Shadow Lions e BrainStorm, respectivamente. Em terceiro, ficou o grupo Gossip Beuaties, da ETE FMC, de Santa Rita do Sapucaí.

Maria Eduarda, que foi membro do grupo Shadow Lions, conta que participar da competição é algo incrível. "Além de adquirirmos conhecimento sobre o conteúdo de Telecomunicações, também aprendemos a mexer com vários tipos de códigos, o que é super legal", avalia.

Já Mariana Silva, da equipe BrainStorm, afirma que o Telecom Challenge é uma experiência totalmente nova. "Todo o processo, desde as aulas antes do torneio até a final temática, foi muito divertido. Aprendi muito, e vou levar esse conhecimento para o resto da minha vida. Muito feliz de ter participado do Telecom, espero ver vocês no próximo ano", conta.

A professora Janete Mallet, do Colégio Externato Nossa Senhora de Lourdes, disse que a participação no Telecom Challenge foi enriquecedor para todos os alunos. "Além de ajudá-los a adquirir mais conhecimento, fez também com que eles se sentissem motivados a aprender cada vez mais. E ver o empenho de cada um deles para chegar até a etapa final foi gratificante. Agradeço muito a todos vocês da Inatel por esta oportunidade", afirma.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200