Exposição “Pioneiros de uma missão inspiradora” mostra desafios do início do Inatel

Mostra marca a celebração do Cinquentenário e fica aberta ao público até setembro

Inatel50baixa-40"O que vem na nossa memória é aquele momento de 50 anos atrás, quando chegamos em Santa Rita e nos deparamos com uma salinha no Tiro de Guerra. Ver hoje o Inatel como está e todo esse progresso que houve faz a gente pensar: nossa, isso é um sonho!". O depoimento do engenheiro Amaury Fernando de Faria, ex-aluno da 1ª turma, resume o sentimento de quem passa pelo Espaço Cultural Inatel onde está instalada a exposição "Pioneiros de uma missão inspiradora".

Por meio de depoimentos, fotografias e objetos antigos utilizados pelos alunos na segunda metade da década de 60, a exposição retrata o início de um projeto inovador para a época e que hoje se confirma como bem sucedido. A exposição foi organizada pelo Centro de Memória do Inatel, em um trabalho de pesquisa e entrevistas realizadas pela historiadora Patrícia Vigilato. "Foram 10 meses de trabalho para reunir histórias tão ricas. Os pioneiros do Inatel são homens que acreditaram no idealismo do Prof. Nogueira Leite, na educação e no desenvolvimento tecnológico que o Instituto oferece com excelência", afirmou Patrícia.

A abertura da exposição foi realizada no dia 31 de março, dia em que o Inatel completou 50 anos. Durante a cerimônia, o diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, falou sobre a importância dos fundadores e pioneiros para a concretização do Instituto. O ex-diretor DSC 0301Fredmarck Gonçalves Leão, que ficou à frente da instituição de 1966 a 1970, se emocionou ao falar dos desafios do início da escola. "O Inatel nasceu das ideias criativas de pessoas que enxergavam o futuro como Dona Sinhá Moreira, Sr. Domingo Santiago e o Prof. José Nogueira Leite. Hoje somos seguidores dessas ideias e dessas pessoas que rompem barreiras e fazem o futuro do país."

Os alunos da primeira turma do curso de Engenharia Operacional não se cansavam de olhar as fotos e relembrar o significado desses anos que passaram no Inatel e os reflexos do aprendizado que receberam para o futuro profissional. "Foi uma felicidade termos entrado aqui e todos nós saímos bem. Eu me sinto orgulhoso, porque na realidade nós batalhamos pelo Inatel. Ocupamos cargos importantes e selecionávamos os engenheiros do Inatel para trabalhar com a gente. Ficamos orgulhosos mais ainda com o desenvolvimento do Inatel", disse Sérgio Milani Simioli, ex-aluno da 1ª turma.

A exposição fica aberta ao público até 14 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. O Espaço Cultural fica no segundo piso do prédio 5 do Inatel.