Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Pesquisadores e especialistas do Inatel compartilham suas ideias no HackTown 2018

Pré-evento sobre IoT e 5G será aberto ao público

palestrantes hacktownPelo terceiro ano consecutivo, Santa Rita do Sapucaí será palco do festival de inovação e criatividade, HackTown, evento que busca promover a tecnologia e a cultura por meio de palestras, shows e workshops que acontecem simultaneamente e movimentarão a cidade entre os dias 6 e 9 de setembro. Como nas edições anteriores, o Inatel apoia e abre suas portas para a realização de diversas atividades, além de ter vários de seus professores e especialistas compartilhando suas ideias no evento.

Para o professor Antônio Marcos Alberti, coordenador do ICT Lab (Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicações), o festival é uma oportunidade única de discutir assuntos novos. “O HackTown é hoje o principal evento de inovação criativa do país. Ele favorece a discussão sobre novos modelos e incentiva a questionar o estabelecido.” Parceiro do evento desde a primeira edição, ele irá ministrar uma palestra sobre “Convergência de Tecnologias Disruptivas” e participar de dois debates.

O professor Joel Rodrigues também vai marcar presença no evento. Coordenador do IoT Research Group (Grupo de Pesquisas em Internet das Coisas), ele irá promover, junto aos membros do grupo, um pré-evento para mostrar tendências e perspectivas em IoT e 5G e mostrar soluções desenvolvidas no Inatel em ambas as áreas. O “IoT in Action & 5G Trends" acontecerá no dia 6 de setembro, às 16h, no Laboratório de Ideação, pouco antes da abertura oficial do HackTown. A participação é aberta ao público em geral e as inscrições podem ser feitas aqui

O professor também participará de um debate sobre Cidades Inteligentes. “Quanto mais a comunidade se envolver e participar, mais valor pode agregar ao evento. Nosso grupo de pesquisa aceitou o desafio de contribuir com um pré-evento, oferecendo um reforço para a programação riquíssima e variada do festival, visando atender a demanda crescente de conhecimento nestas áreas emergentes e atuais ligadas ao 5G e IoT”, ressaltou.

Casa do Google

A casa onde funciona o projeto de responsabilidade social do Inatel, o Cas@viva, irá se transformar na Casa do Google durante o HackTown. Nela, serão realizadas palestras e workshops para startups, desenvolvedores e creative technologists. As atividades terão início na tarde de quinta (06/09) e se estendem até o sábado (08/09).

O HackTown 2018 pretende reunir cerca de 4 mil pessoas no próximo fim de semana na cidade. Confira os pesquisadores e especialistas do Inatel que estarão presentes no evento:

Alexandre Baratella
Coordenador de cursos superiores em Controle e Automação (Engenharia e Tecnologia) e professor do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL).

Palestra – As redes industriais e a indústria 4.0

Antônio Marcos Alberti
Coordenador do ICT Lab do Inatel. Autor de diversos artigos científicos e técnicos, observador de tecnologias emergentes e entusiasta da evolução tecnológica a das suas disrupções. Professor, pesquisador, designer e programador.

Debate – Tecnologias e Negócios Disruptivos: Como Integrar IA, IoT, Blockchain e Realidade Mista? Como tirar valor de tudo isso?
Palestra - Convergência de Tecnologias Disruptivas
Debate – Problemas no paraíso da internet

Carolina Leão
Engenheira de Telecomunicações formada pelo Inatel, especialista em Administração Pública e Gestão de Cidades, atua no Projeto Inatel Smart Campus, na área de Smart Cities.

Palestra – Smart Cities: dos livros para o mundo real
Debate – Como tornar as cidades mais inteligentes e conectadas?

Eduardo Ribeiro
Apaixonado por esportes, escolheu viver neste meio e hoje atua como gestor de esporte do Inatel e na ETE FMC, em Santa Rita do Sapucaí, além de responsável por projetos esportivos educacionais como Conexão Esportiva.

Debate – Do esporte para a vida: o que torna indivíduos e equipes bem-sucedidos?

Francisco Eduardo Costa
Fundador e responsável pelo desenvolvimento e produção da Pós-Doc Bebidas Artesanais. Professor e pesquisador do INATEL. Biólogo, mestre e doutor em Biotecnologia, pós-doutor em Microbiologia.

Debate – Produzindo alimentos na Economia Criativa

Heraldo Cesar Teixeira
Gerente operacional de projetos de hardware e software embarcado, focado em potencializar resultados através dos conceitos e técnicas de Management 3.0.

Workshop – O desafio do ágil em projetos de escopo fechado

Joel Rodrigues
Professor e Líder do IoT Research Group do Inatel. É pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq, Director for Conference Development da IEEE Communications Society (membro do Board of Governors) e IEEE Distinguished Lecturer. Lidera 3 periódicos científicos internacionais e tem mais de 600 artigos científicos publicados.

Debate – Como tornar as cidades mais inteligentes e conectadas?

Leonardo Amaral
Fundador e gestor das startups B3D e Fábrica 3D. Engenheiro de Controle e Automação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Entusiasta em tecnologia, já desenvolveu projetos nas áreas de veículos aéreos não-tripulados (VANTs), sistemas de monitoramento remoto, sistemas de controle e impressoras 3D.

Workshop – Como a impressão 3D está possibilitando a Indústria 4.0

Raoní Teixeira
Especialista em UX no Inatel Competence Center

Debate – Você trabalha na sua área? Por que é tão comum ouvirmos essa pergunta? E o que a gente pode fazer pra mudar essa realidade?

Renzo Mesquita
Organizador da Game Jam Coding, Pizza & Glory. Co-responsável pelo CDG Hub. Professor de Computação no Inatel.

Palestra – A magia da criação de Jogos Digitais por meio de Game Jams

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800