Inatel conquista prêmio máximo de Inovação do Brasil

Instituto venceu a Etapa Nacional do Prêmio Finep 2012

inatel-premio-finep-dez-2012-1Presidente Dilma Rousseff entrega troféu do Prêmio Finep ao diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques O Inatel consagrou-se a melhor Instituição de Ciência e Tecnologia do Brasil ao vencer o Prêmio Finep de Inovação 2012 – Etapa Nacional. O anúncio ocorreu na quarta-feira, dia 19 de dezembro, em cerimônia no Palácio do Planalto. O prêmio foi entregue ao diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, pela presidente Dilma Rousseff. A cerimônia contou ainda com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e do presidente da Finep, Glauco Arbix, entre outras autoridades.

O Prêmio Finep é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no país. Em novembro, o Inatel venceu a etapa Sudeste e agora ganhou a etapa nacional, concorrendo com os seguintes finalistas: Laboratório de Métodos de Extração e Separação do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, Instituto Atlântico (CE), FUCAPI - Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (AM) e Instituto Stela (SC). Durante a cerimônia, a presidente Dilma Rousseff ressaltou a importância da educação e inovação para o desenvolvimento do país e as iniciativas desenvolvidas pelos vencedores. "Este prêmio deixa claro um movimento que impulsiona a inovação e celebra alguns dos melhores resultados práticos dos pesquisadores, cientistas e empreendedores", disse.

inatel-premio-finep-dez-2012-3inatel-premio-finep-dez-2012-2O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, comemorou com os colaboradores da instituição a conquista, que consagra quase cinco décadas de muito trabalho. "Receber este prêmio faz parte de uma história de 47 anos do Inatel. Comprova o sucesso do nosso projeto institucional, do projeto pedagógico dos nossos cursos e da interação do Inatel com o setor produtivo, empresarial. Ao longo dos anos, com o trabalho de cada um dos nossos colaboradores, o Inatel tem conseguido se envolver com a inovação de uma forma muito direta."

Em 15 anos, o Prêmio Finep já premiou mais de 500 empresas, instituições e pessoas físicas. Em 2012, foram inscritos 588 projetos em todo o país, um aumento de 56%. Pela primeira vez, a Fundação premiou os vencedores em dinheiro. O Inatel recebeu R$ 200 mil pela etapa regional e mais R$ 200 mil pela nacional. "Esses investimentos serão direcionados para nossa comunidade. Nós entendemos que conquistamos este prêmio por causa do trabalho muito forte, muito competente de cada um dos nossos colaboradores. E vamos reverter esse prêmio para melhorar as qualidades de trabalho da nossa comunidade", completou Marcelo.

Could not load widget with the id 14.