Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel programa homenagem aos 25 anos da FAPEMIG

Cerimônia reunirá autoridades das áreas científica, tecnológica, acadêmica e política

O Inatel realiza uma homenagem aos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) no dia 27  de outubro, a partir das 18h, na mesma data da abertura da Feira Tecnológica do Inatel - Fetin.

A FAPEMIG é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a fundação financia projetos desenvolvidos por instituições e empresas, concede bolsas em diversos níveis de formação, apoia eventos de divulgação científica e promove intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre outras iniciativas.

O governo de Minas Gerais repassa 1% da receita orçamentária corrente do Estado à FAPEMIG, que na soma dos últimos três anos trabalhou com um orçamento de mais de R$ 930 milhões. Desde sua criação, em 1986, foram mais de 10 mil projetos de pesquisas financiados, seis mil bolsas de estudos por ano e 1,2 mil solicitações atendidas de apoio a eventos científicos.

logo_fapemig_colorPara o evento, estão previstas as presenças de toda a Diretoria da FAPEMIG, do secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, do Secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional, Olavo Bilac Pinto Neto, além de lideranças acadêmicas, políticas, comunitárias e dos setores da produção regional.

A parceria entre a FAPEMIG e o Inatel atende a diversas áreas do desenvolvimento científico e tecnológico e contribui para que o Instituto disponha ao mercado profissionais capacitados para atender a uma demanda crescente. Este trabalho em conjunto também possibilitou grandes conquistas na área tecnológica, dando visibilidade ao Estado de Minas Gerais, como o desenvolvimento de equipamento set-top-box, de recepção e conversão para TV Digital, e a inserção da microeletrônica nas empresas de Santa Rita do Sapucaí.

Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, o apoio proveniente da FAPEMIG foi essencial para a consolidação do Vale da Eletrônica como Polo de Excelência em Telecomunicações e Eletrônica, com investimentos tanto em empresas quanto em instituições de ensino e pesquisa, como o Inatel. "Os investimentos da FAPEMIG no Inatel e nas empresas da região tem possibilitado o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos que estão rapidamente ganhando novos mercados e contribuindo com o desenvolvimento econômico e social de nossa região".

Para Marques, um dos exemplos mais recentes é o apoio da FAPEMIG ao desenvolvimento de competências no Inatel na área de microeletrônica. Como consequência deste projeto, o Inatel já iniciou as atividades de P&D em conjunto com a Sense Eletrônica para o desenvolvimento de uma linha de produtos com microeletrônica voltados ao mercado nacional e internacional. "Através desta homenagem, o Inatel deseja reconhecer todo o histórico de apoio da FAPEMIG ao desenvolvimento do Inatel e de nossa cidade, bem como homenagear todo o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Minas Gerais que tanto tem feito para fortalecer o capital intelectual mineiro e fazer com que a nossa Minas Gerais siga o caminho de desenvolvimento tão desejado", completa Marques.


AGENDA HOMENAGEM À FAPEMIG

Data: 27 de outubro de 2011 - Quinta Feira
Horário: 18 Horas
Local: Teatro INATEL
Campus da Av. João de Camargo, nº 510
Santa Rita do Sapucaí - MG

16H30 - Reunião Executiva: Projeto Ericsson-Inatel-FAPEMIG e inauguração do Laboratório de IPTV.
18h - Início da solenidade de homenagem aos 25 anos da FAPEMIG
19h - Solenidade de Abertura da 30ª Feira Tecnológica do Inatel - Fetin

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200