Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Ministro das Comunicações aponta os desafios na implantação do 4G

Implantação do 4G foi o ponto convergente de autoridades durante a abertura do Futurecom

Na noite desta segunda-feira, dia 8, foi realizada a cerimônia solene de abertura do maior evento de telecomunicações e tecnologia da informação da 
América Latina, o Futurecom. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o evento contou com a participação do ministro das Comunicações Paulo Bernardo; o presidente da Anatel, João Rezende; o deputado federal e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, Eduardo Azeredo; o senador Walter Pinheiro; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, entre outras autoridades.

Um ponto convergente no discurso de todos foi a expansão do 3G e a implantação do 4G, especialmente quando está marcada, para o próximo dia 16, a assinatura dos termos de compromisso para os vencedores dos leilões de exploração da faixa 4G. De acordo com o ministro Paulo Bernardo a implantação do 4G será realizada concomitante à expansão do 3G. "A adesão ao 4G no Brasil será rápida, uma vez que incentivamos a produção nacional de equipamentos, aumentando a produtividade das empresas. Daremos um salto grande em qualidade e investimento nessa área", disse.

Já o presidente da Anatel, João Rezende acredita que as projeções do mercado brasileiro mostram vigor para a agenda regulatória de 2013. "Até o fim de novembro será publicado o regulamento da agência para fazer cumprir as metas de tecnologia nacional nos produtos", contou. Segundo o edital para os leilões das faixas de 4G, até 2018, 20% da tecnologia dos produtos têm que ser nacional.

De acordo com o professor e consultor do Instituto Nacional de Telecomunicações, Arismar Cerqueira, agora que virou uma exigência do Governo, as empresas terão que correr contra o tempo e pensar em investimentos agressivos em pesquisa e desenvolvimento nacionais, além da vinda de multinacionais para o nosso território. "É um grande desafio a exigência de 60% de produtos nacionais entre 2012 e 2014, 65% nos dois anos seguintes e 70% entre 2017 e 2022. Tal medida pode ser considerada excelente do ponto de vista de desenvolvimento tecnológico e capacitação de mão de obra nacional, pois aliado à mesma, o Governo tem aumentado os investimentos em programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), por meio das suas instituições de fomento, tais como FINEP, BNDS, CAPES, e CNPq. Desta maneira, as universidades, os centros de pesquisa e as empresas nacionais poderão capacitar o seu corpo de funcionários e melhorar as suas instalações para desenvolvimento da tecnologia 4G nacional", explicou. Um exemplo é o Laboratório WOCA do Inatel, sob a coordenação do professor Arismar, onde pesquisam sobre a tecnologia rádio sobre fibra e 4G.

A implantação do 4G ainda sofre com algumas questões: o custo operacional e de infraestrutura, e a interferência eletromagnética. Uma solução pode ser a utilização da tecnologia rádio sobre fibra. "A tecnologia 4G utiliza portadoras de altas frequências para realizar a transmissão em banda larga, o que reduz a área de cobertura quando comparado com as redes atuais de telefonia celular. Desta forma, torna-se necessário a instalação de diversas estações rádio base (ERBs) para cobrir a mesma região, elevando custo e o nível de interferência eletromagnética", afirmou o professor, que irá palestrar sobre o tema na manhã de quarta-feira, 10 de outubro, durante o Futurecom.

Perfil: Arismar Cerqueira Sodré Junior

Com mestrado em comunicações móveis pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2002, Arismar Cerqueira também é Ph.D. em comunicações ópticas pela Scuola Superiore SantAnna-Itália e University of Bath-Inglaterra em 2006. Realizou o Pós-Doutorado na Unicamp no período de 2006 a 2009, quando foi efetivado, via concurso público, como professor na área de telecomunicações, atuando até agosto de 2011. Atualmente, trabalha como Professor e Consultor do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). As suas áreas de atuação são: sistemas rádio sobre fibra; comunicações ópticas; desenvolvimento de antenas, radares e dispositivos de RF; comunicações móveis.

Serviço

Palestra: Rádio sobre Fibra - Tecnologia Chave para Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas

Data: 10/10/2012

Horário: 11h30

Local: Auditório Arpoador

Endereço: Riocentro - Avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca


inatel-abertura-futurecom-out-2012-21

inatel-abertura-futurecom-out-2012-12Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, visita estande do Inatel na Futurecom

inatel-abertura-futurecom-out-2012-20O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, explicou como será o processo de implantação do 4G na cerimônia solene de abertura do Futurecom

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800