Pós-graduação inédita em Engenharia de Automação de Sistemas Elétricos é tema palestra

profbaratelajul_2011O coordenador dos cursos de Automação Industrial do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli, fará uma palestra no IX Simpase - Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos. O evento será realizado até quarta-feira, dia 17 de agosto, em Curitiba.

O simpósio reúne engenheiros, técnicos, especialistas e pesquisadores para debate e troca de informações e experiências sobre automação, área que vem ganhando espaço e tornando-se essencial em muitas empresas.

A palestra "Uma Nova Proposta de Curso de Especialização, Lato Sensu, em Automação de Sistemas Elétricos (CEASE)" falará sobre a criação do curso inédito, em parceria com a SEL, que começa no próximo sábado, dia 20, em Campinas. A pós-graduação atende a demanda do mercado, que tem dificuldade em encontrar profissionais qualificados na área. "Muitos profissionais estão se aposentando e saindo do mercado de trabalho ou não estão se atualizando para as atuais tecnologias dos sistemas de automação elétrica, baseado em IED (Intelligent Electronic Device) e não mais em UTR (Unidade Terminal Remota), o que aumenta, ainda mais, a necessidade por profissionais bem qualificados", disse o professor Baratella.

O artigo que será apresentado ficará disponível para acesso público no CICT do Inatel e nos materiais de aula que serão disponibilizados aos alunos da primeira turma da pós.

Bolsa de 90% de desconto

A aula inaugural do curso de pós-graduação em Engenharia de Automação de Sistemas Elétricos será realizada no dia 20 de agosto, às 9h30, em Campinas, com a palestra do gerente do Departamento de Operações da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), Carlos Ribeiro.

A palestra é a aberta ao público interessado na área de Automação de Sistemas Elétricos e os presentes irão concorrer a uma bolsa de 90% de desconto no curso, que tem duração de dois anos, com aulas aos sábados.

Com foco principal em atender empresas de energia elétrica do país e grandes indústrias, o curso terá ênfase em sistemas de supervisão, proteção, controle, medição e monitoramento de usinas, subestações e redes de distribuição. Também irá focar normas e procedimentos do setor, que impactam nos sistemas de supervisão, proteção e controle e na automação elétrica em geral. É o único no país que se propõe a capacitar profissionais para atuarem, especificamente, na automação de sistemas elétricos de alta potência.

Quase metade (40%) da pós será de atividades práticas, realizadas com equipamentos da SEL-Brasil, subsidiária da SEL Inc. (EUA), que atua na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e possui mais de 1200 clientes.

Serviço:

Aula inaugural - 20/08/2011 - 9h30
Local: Hotel Park Tower - Rua Duque de Caxias, 443 (largo do Pará), Centro - Campinas

Informações: www.inatel.br/pos ou (35) 3471-9292 ou (19) 4062-8328

 


@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200