Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel integra programa de capacitação para países que adotaram padrão ISDB-T de TV Digital

O Inatel será responsável pelo treinamento na área de engenharia de 144 profissionais de diversos países em desenvolvimento que adotaram o padrão nipo-brasileiro de transmissão de TV Digital. O trabalho integra o Programa de Treinamento de Terceiros Países (TCTP), realizado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) - ligada ao Ministério das Relações Exteriores. O acordo entre as duas agências e o Ministério das Comunicações foi firmado no último dia 22, em Brasília.

O TCTP existe há 20 anos e tem como foco a capacitação de países em desenvolvimento com cursos em áreas consideradas prioritárias, entre elas, a tecnologia. A capacitação em TV Digital será feita no Brasil, com apoio do Japão, durante dois anos. "Este é um ponto muito importante do relacionamento entre Brasil e Japão. O acordo envolve agências de cooperação, centros de pesquisa, agência reguladora e universidades em prol do desenvolvimento do sistema nipo-brasileiro de TV Digital. Estou muito feliz com a assinatura desse termo de compromisso", afirmou o secretário de Telecomunicações do MiniCom, Maximiliano Martinhão.

Foto: Ascom MiniCom
acordo_brasiljapao

Representante da JICA no Brasil, Katsuhiko Haga, secretário do MiniCom e ex-aluno Inatel, Maximiliano Martinhão, e o diretor da ABC, Marco Farani durante assinatura do acordo

O treinamento será divido em quatro módulos, o primeiro, voltado para a regulação técnica na TV Digital, será ministrado pela Anatel para os membros das agências reguladoras dos países. O segundo módulo será de responsabilidade do Inatel, que vai repassar aos profissionais, os conhecimentos em engenharia na área de TV Digital. As duas outras etapas do treinamento serão sobre a ferramenta de interatividade Ginga e conteúdos digitais interativos.

De acordo com o engenheiro Leonardo Maia, do Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel, a primeira turma, com 20 profissionais, deverá receber o treinamento no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, em novembro de 2011. "O foco destes treinamentos é a prática, ter-se-á a disposição toda infraestrutura laboratorial do Inatel. Será um treinamento desenvolvido especialmente para esta demanda".

Para o diretor do Inatel, o professor Marcelo Marques, a escolha do Inatel para capacitar estes especialistas reafirma o importante papel do Instituto no desenvolvimento do padrão ISDB-T e na cooperação com os governos brasileiro e japonês na ampliação do número de países com o padrão nipo-brasileiro de TV Digital. "Esses trabalhos têm possibilitado ao Inatel formar uma grande rede de alianças com diversas instituições de ensino e pesquisa do exterior, ampliando assim as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento conjunto, bem como o intercâmbio acadêmico de nossos alunos", ressalta Marques.

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800