Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Aluno do Mestrado é premiado em evento científico

inatel-premio-MOMAGO aluno de Mestrado, Ramon Maia Borges, foi contemplado com o prêmio de melhor apresentação oral na área de Fotônica e Comunicações Ópticas (categoria Estudante), no MOMAG 2014, evento que reuniu o Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica e o Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo, realizado no final do mês de agosto, em Curitiba (PR).

A premiação foi referente ao artigo escrito pelo aluno em parceria com seu orientador de Mestrado, o professor Dr. Arismar Cerqueira Sodre Júnior. O trabalho intitulado "Duplicação e Quadruplicação em Frequência utilizando Fotônica de Micro-ondas" diz respeito ao desenvolvimento de um conversor de frequência para Telecomunicações utilizando tecnologia óptica, que pode viabilizar a criação de centrais celulares inteligentes e reconfiguráveis para redes 4G com Wi-Fi Offload. Esta solução é capaz de "desafogar" as redes celulares por meio do direcionamento do tráfego para as redes Wi-Fi de forma automática e transparente para o usuário.

"Foi uma surpresa muito grande ter recebido este prêmio. Apesar de já ter tido trabalhos publicados, esta foi minha primeira apresentação em um congresso. Considero como uma experiência profissional muito boa e um grande aprendizado", disse Ramon, que já na fase final do curso, se prepara para defender sua dissertação.

Para o professor Dr. Arismar foi muito gratificante ver os alunos do Inatel no mesmo patamar dos melhores pesquisadores do país no evento nacional de maior importância nesta área. "Estivemos ao lado de pesquisadores de instituições de todo o Brasil e nos destacamos, não somente pelo prêmio, mas pela publicação de 10 trabalhos no evento, o que mostra a excelência do ensino do nosso Mestrado", destacou.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800