Inatel realiza atividades para comemorar seus 50 anos

inatel-50-anosNo dia 31 de março, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel comemora o cinquentenário de sua criação e realiza uma série de atividades ao longo do dia para comemorar a data. As festividades serão voltadas para colaboradores, professores e alunos e contarão também com a presença dos ex-diretores da instituição, bem como de ex-alunos e autoridades regionais.

O dia começa com uma Missa Solene no Teatro Inatel com a participação do Arcebispo Metropolitano Dom José Luiz Majella Delgado. A celebração irá reunir toda a comunidade acadêmica. No início da tarde, será inaugurado o Memorial do Cinquentenário, placa com o nome de todos os colaboradores, instalada na área de convivência do Instituto, seguida por uma comemoração com comes e bebes.

À noite, as festividades continuam. Às 19h, no Espaço Cultural, acontece a abertura da exposição "Pioneiros de uma missão inspiradora", uma homenagem aos professores fundadores da instituição e também aos alunos e professores da primeira turma do curso de Engenharia Operacional (antigo nome do curso de Engenharia de Telecomunicações). A exposição irá retratar, por meio de fotos, depoimentos e objetos antigos, o início marcado por dificuldades e também pela força de vontade daqueles que construíram as bases da instituição.

Às 20h, será realizada a Sessão Solene da Congregação do Inatel, cerimônia que contará com a participação de todos os ex-diretores e em que serão homenageados todos aqueles que contribuíram para o sucesso do Instituto ao longo de seus 50 anos. Na oportunidade, serão lançados o selo postal e o carimbo comemorativo dos correios, que fazem alusão a contribuição que a instituição tem dado para a sociedade e para o país durante sua trajetória.

Para o diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, será uma comemoração para fazer justiça ao trabalho dos mais de 500 colaboradores da nossa instituição e também a atuação dos mais de 6000 ex-alunos pelo mundo afora. "Teremos diversas outras oportunidades ao longo do ano, com atividades sociais e culturais e outras cerimônias solenes, para festejar os 50 anos da instituição, nas quais queremos contar com a participação de toda a comunidade", destaca.