Inatel é reconhecido pelos dez anos de parceria com Programa de Intercâmbio Internacional

Inatel Iaeste MaureenA engenheira boliviana, Maureen Hervas, após intercâmbio realizado no Inatel, se mudou para o Brasil e agora trabalha em Santa Rita do Sapucaí

O Inatel recebeu o International Award pelos dez anos de parceria com a IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience). O certificado reconhece a contribuição enriquecedora do Instituto recebendo e enviando alunos brasileiros para estágios no exterior.

A IAESTE promove intercâmbio entre estudantes em 89 países, que passam até 12 meses fazendo estágio e recebendo remuneração para cobertura de despesas como alojamento e alimentação. Desde 2008, o Inatel enviou 13 de seus alunos para intercâmbio em universidades estrangeiras e recebeu 25 de diferentes países, entre eles Alemanha, Espanha, Japão, Equador, Polônia, Malta e Sérvia.

Segundo Bruno de Oliveira, Coordenador Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais – Nesp, a parceria do Inatel com o IAESTE é muito importante para a instituição e uma grande oportunidade para os alunos. “Somos um dos únicos parceiros cadastrados com a estrutura para oferecer vagas em laboratórios e colocá-los em sala de aula. O diferencial do Programa IAESTE é que os estudantes viajam para uma experiência profissional em suas áreas e não para um trabalho aleatório, o que faz grande diferença no currículo.”

A Secretária Nacional IAESTE Brasil, Paula Semer Prado, afirma que há dez anos teve conhecimento sobre a qualidade do trabalho do INATEL e ficou encantada. “Agradecemos pela confiança em nosso trabalho, temos muito orgulho dessa parceria e ficaríamos muito felizes com a expansão do programa na instituição. Afinal, trata-se de uma experiência enriquecedora para ambos os lados. Os estudantes retornam com um olhar mais abrangente a respeito do mundo e das diferentes culturas. E se levarmos em conta a população brasileira cursando ensino superior, ainda há um potencial imenso a ser conquistado”.

Já Maureen Hervas, Engenheira da Bolívia recebida no Programa de Intercâmbio, conta que a experiência de conhecer o Inatel transformou sua vida. “Naquela época tive dúvidas porque tinha a opção de ir para Suíça ou vir para o Brasil; tenho certeza que fiz a melhor escolha em vir para cá, pois tive a oportunidade de trabalhar na minha área. Foi difícil pensar em ir para outro país sem conhecer nada sobre o idioma e a cultura, mas o intercâmbio abriu a minha mente, foi uma experiência que eu recomendo para todo mundo fazer”. Maureen hoje trabalha na Sense Eletrônica, empresa de automação industrial instalada em Santa Rita do Sapucaí.

Certificado Tratado OK

Certificado International Award recebido pelo Inatel pelos 10 anos de parceria

Mapa


Conheça os países que integram o Programa IAESTE

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br