Governador de Minas visita Inatel e participa de lançamento de projeto piloto 5G

EDU09756

Na manhã desta quinta-feira, dia 05 de setembro, o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve presente na Cerimônia para a Apresentação do Projeto Piloto 5G no Inatel. A rede de testes em 5G, implantada no Instituto Nacional de Telecomunicações-Inatel, pela TIM conta também com tecnologia Ericsson.

A cerimônia, que reuniu autoridades locais e estaduais marcou um importante passo para o desenvolvimento da tecnologia no país. Durante discurso no Teatro Inatel, o Diretor da instituição, Carlos Nazareth Motta Marins disse que o pioneirismo das pesquisas do 5G no Brasil é uma das marcas do Inatel.
“Nossos pesquisadores desenvolvem soluções inéditas para o ecossistema 5G e este projeto agregará muito valor aos nossos programas institucionais. Nosso foco é desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento de vídeo e rastreamento de veículos, implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município de Santa Rita do Sapucaí. Ainda será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras, comentou o Diretor.

EDU09839

Já em coletiva de imprensa realizada após a cerimônia, Zema reforçou que não imaginava que o Inatel possuía ess grande infraestrutura. “Fiquei impressionado com a qualidade e infraestrutura do Inatel. A direção do instituto está de parabéns por fomentar e incentivar o desenvolvimento da tecnologia em nosso estado. Eu queria que na minha gestão que o Estado tivesse mais condições de investir em tecnologia, já que a falta dela impacta na vida da população”, comentou o Governador.

A tecnologia
Em parceria com a Ericsson, a TIM ativou uma rede de quinta geração, operando na frequência de 3,5 GHz, na Instituição. Essa é a segunda ativação da nova tecnologia, com autorização especial da Anatel, feita pela TIM no Brasil – o primeiro foi em Florianópolis (SC) – em que já foram registradas velocidades superiores a 1Gbps nessa rede 5G.

A iniciativa da implantação visa o desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação com a tecnologia de quinta geração em rede real. A opção por habilitar a rede 5G em parceria com instituições de ensino tem o objetivo de promover o conhecimento e demonstrar o poder transformador dessa próxima onda tecnológica em um ambiente de troca inovador, como o Inatel e a cidade de Santa Rita do Sapucaí.

Visita do Governador

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema veio conhecer pessoalmente os estudos e os laboratórios do Inatel, que estão na vanguarda das pesquisas sobre a tecnologia 5G, com foco no longo alcance. O desafio dos pesquisadores do Inatel é de garantir a alta velocidade em longas distâncias das estações radiobases (ERBs) – torres de celular –, para até 50 quilômetros, já que com a 4G é necessária uma antena a cada 10 ou 15 quilômetros.
Para o Inatel, trata-se de uma motivação social, levar conectividade às áreas remotas e zonas rurais, o que beneficiará diretamente a agricultura, que consiste em uma das principais bases da economia do país. E, dessa forma, descentralizar o acesso à internet, o qual tem se concentrado nas áreas com maior densidade populacional.

Confira a galeria de fotos da visita ao Inatel e da cerimônia:

Cerimonial Projeto Piloto 5G e visita do Governador Zema ao Inatel

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200

Escritório em São Paulo - SP - Brasil

WTC Tower, 18º andar - Conjunto 1811/1812

Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - 04578-903

+55 (11) 3043 6015 | inatel.sp@inatel.br