Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel recebe doação de equipamentos aplicados à Indústria 4.0

inatel doacao westcon abril2021O laboratório de Redes Industriais do Inatel recebeu a doação de equipamentos da Procentec, multinacional holandesa, uma das maiores fabricantes na área de comunicação industrial. Entre as doações estão um analisador de rede e conversor de protocolos, softwares de configuração e simulação, além de testadores repetidores de sinal relativos aos cabos de comunicação de redes. Os equipamentos foram lançados no mercado em 2020 e são aplicados na Indústria 4.0. “São ferramentas de trabalho atuais e que vão acrescentar na formação de nossos alunos de graduação, pós-graduação e dos cursos de certificação e treinamento PROFIBUS”, afirma o coordenador e professor Alexandre Baratella.

O Inatel é um Centro de Competência da Associação PI Brasil, que tem por objetivo difundir os protocolos de comunicação PROFIBUS e PROFINET para redes industriais. Durante a pandemia, as aulas são realizadas on-line e os alunos conseguem fazer a configuração dos equipamentos remotamente, com auxílio do monitor que fica no laboratório.

O material foi doado pela empresa Westcon, representante da Procentec no Brasil, que acredita na importância de compartilhar conhecimento e no apoio às instituições de ensino e pesquisa para beneficiar profissionais, empresas e consumidores finais. “O Inatel é referência no que se diz respeito a ensino e pesquisa em Tecnologias de Comunicação, assunto totalmente em linha com os serviços e produtos disponibilizados pela empresa ao mercado. A Westcon ainda entende a importância de os profissionais em formação obterem conhecimento de tecnologias que irão agregar em sua vida profissional, para que ajudem as empresas a terem mais produtividade e eficácia em seus processos. Por esse motivo, doou os equipamentos ao Inatel, pois é assim que acredita ser possível, por meio dessa parceria, contribuir para o desenvolvimento desses profissionais”, afirma Alexandre de Oliveira, engenheiro de Aplicações da Westcon e diretor vice-presidente da PI Brasil.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200