Fábrica de Talentos dá início à nova turma

inatel fabrica de talentos 2021A Fábrica de Talentos, iniciativa desenvolvida no Inatel em parceria com a Huawei, deu início a uma nova turma neste mês de maio. Em seu quinto ano, o programa que tem como intuito capacitar jovens para atuarem no mercado de Tecnologia, comemora a passagem de mais de 1000 estudantes e recém-formados, que em sua maioria foram integrados aos programas de estágio da instituição ou absorvidos pela própria Huawei e parceiros.

Pelo segundo ano, o programa está acontecendo de forma remota, em virtude da pandemia, com aulas virtuais e com turmas à tarde e à noite. Ao final, está prevista uma parte prática, que deverá acontecer presencialmente. Com duração total de 204 horas, o treinamento envolve conhecimentos de redes móveis, routing & switching, redes ópticas e ferramentas computacionais para execução de projetos e configuração remota de equipamentos.

Henrique Lopes Ferreira, aluno de Engenharia de Telecomunicações no Inatel, já está participando do programa mesmo ainda estando no primeiro período do curso e está adorando a experiência. “Os cursos têm sido muito proveitosos. Ótimos professores passando o conteúdo de forma didática. Aulas bem interativas, possibilitando o contato com quem já se formou ou até trabalha na área. Enfim, está sendo muito satisfatório”, avalia.

Desde o ano passado, o programa passou a ser aberto também para profissionais já graduados que estejam buscando reciclagem ou uma recolocação profissional. Jonatas Palomo Simões é um deles. Ele ingressou no curso na intenção de se atualizar. “Tem sido um curso muito bacana, os assuntos comentados pelos professores são bem relevantes, o conteúdo muito legal e interativo e os professores são bem atenciosos. Tenho gostado muito e fico muito honrado por ter me formado no Inatel, instituição que está sempre inovando e oferecendo oportunidades para seus ex-alunos”, ressalta.

Apoiando a Transformação Digital

A parceria entre a Huawei e o Inatel começou em 2003, quando a instituição foi a credenciada para treinar profissionais na certificação HANA – Huawei Authorized Network Academy. Em 2017, foi implantado na instituição o Competence & Innovation Development Center- CIDC, que reúne engenheiros e estagiários que atuam no desenvolvimento de soluções de redes de comunicação móvel para operadoras de todo o Brasil. No mesmo ano, as duas empresas lançaram o programa Fábrica de Talentos.

“É um programa de sucesso, fruto da longeva parceria que possuímos com a Huawei, parceiro que nos apoia e permite que utilizemos seus equipamentos, simuladores e ferramentas na realização das práticas do programa”, comenta o gerente executivo do CIDC, Mário Ferreira.

Para o diretor do Service Experience Consulting & System Integration Department da Huawei, Breno Santos, o período de transformação digital pelo qual estamos passando, principalmente com a chegada do 5G, torna importantíssima a capacitação e a atualização dos profissionais que atuam e atuarão nessa área. “Precisamos capacitar e treinar novos profissionais para permitir que toda esta transformação ocorra. Capacitação em novos desenvolvimentos, novas soluções, novas tecnologias, novos processos. A capacitação é um dos pilares deste processo de Transformação. E a Fábrica de Talentos é um projeto voltado justamente para capacitar os jovens com as tecnologias mais atuais, com as necessidades do mercado de TIC e proporcionar a todos uma melhor adaptação na passagem entre a universidade e o mercado profissional”, afirma.