Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel, Cisco e RNP debatem o desenvolvimento do 5G no Brasil em evento online

Evento marcou o anúncio da parceria das instituições para a iniciativa 5G.BR CONECTA BRASIL

inatel evento 5GBRApoiar e promover o avanço e a adoção das tecnologias 5G, fundamentais para a digitalização e transformação da educação e saúde no país. Esse é o objetivo do 5G.BR CONECTA BRASIL, iniciativa que será desenvolvida pelo Inatel, pela Cisco e pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A parceria, anunciada esta semana, foi celebrada hoje em um evento online, que contou com a participação do presidente da Cisco no Brasil, Ricardo Mucci, do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, Marcelo de Oliveira Marques. O debate teve ainda as contribuições do diretor de Digitalização da Cisco no Brasil, Rodrigo Uchoa, do diretor do Inatel, professor Carlos Nazareth Motta Marins, e da diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Iara Machado.

De acordo com Ricardo Mucci, o intuito é impulsionar a transformação digital e o desenvolvimento dessa nova conexão no Brasil. “Queremos levar esse conceito de conectividade e transformação digital para outros cantos que não só os urbanos. Queremos a democratização do conhecimento da tecnologia para os brasileiros. O compromisso da Cisco é com iniciativa, colaboração, conhecimento em prol da indústria e do Brasil. É um projeto impulsionador, de reestabelecimento da indústria na construção desse tipo de tecnologia extremamente importante, capacitando os profissionais brasileiros para reescrevermos juntos esse novo capítulo da história da conectividade e digitalização do país”, destacou.

Nelson Simões lembrou que os efeitos da pandemia nos permitiram perceber como estamos dependentes de tecnologias mais simples, mais seguras, mais disponíveis e como elas possuem um enorme potencial para transformar a sociedade. “Pensar, junto com Inatel e Cisco, a inclusão de alunos e professores, independentemente de sua localização, e apoiar os novos processos de aprendizagem, que vão permitir as experiências com interação e virtualização, a ampliação dos acessos a várias unidades ainda isoladas, seja de saúde ou educação básica e superior, com tecnologia 5G, é uma oportunidade para ter esse olhar e para trabalhar nossas competências pelos desenvolvimentos que podemos gerar. Tenho a expectativa que esses resultados vão viabilizar educação de qualidade, pesquisa e inovação com competências nacionais, que é o maior valor que nos une”, disse.

inatel visita ciscoMarcelo Marques disse ter a certeza que esse projeto será executado com o compromisso de oferecer ao nosso país, a nossa sociedade e ao nosso mercado novas e concretas oportunidades de crescimento e consolidação, através do resultado das nossas pesquisas, do desenvolvimento tecnológico, da capacitação de profissionais e da transferência da inovação em soluções em 5G para toda a cadeia produtiva. “Participar de um projeto como esse significa dar a oportunidade aos nossos professores e pesquisadores de ter o contato com as necessidades atuais e futuras da indústria nacional e da sociedade brasileira. E esse contato possibilita enxergar, mais claramente, para onde deve caminhar a formação de nossos engenheiros”, ressaltou.

A iniciativa 5G.BR CONECTA BRASIL contempla diversas ações e projetos voltados para o desenvolvimento tecnológico e aceleração digital em setores importantes do país, fomentando inovação, conectividade de alta capacidade e a adoção do 5G nos setores da educação e saúde. O primeiro projeto em conjunto, coordenado pela RNP, com execução do Inatel e apoio da Cisco, é o 5G-in-a-Box, uma rede 5G integrada com tecnologia nacional, que pretende viabilizar e simplificar a adoção das tecnologias 5G em redes privadas e espaços inteligentes. Outra iniciativa importante desta parceria é o desenvolvimento de um laboratório conjunto para pesquisas, validações e testes de integração de tecnologias e soluções 5G, com foco em automação e transporte xHaul para redes abertas OpenRAN.

Assista ao evento:

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200