Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel desenvolve projeto para implantação de rede 5G na usina de Itaipu

Programa de Capacitação em redes móveis 5G também é oferecido para profissionais de tecnologia da usina e do parque tecnológico

inatel visita itaipu paranaA chegada da comunicação 5G vai trazer inúmeros benefícios para diversos setores, incluindo o energético, e a usina de Itaipu, no Paraná, já está com um projeto de implantação de uma rede de quinta geração de comunicação móvel desenvolvido pelo Inatel. Os especialistas do Instituto realizaram uma visita técnica ao complexo de Itaipu para levantamento das demandas da rede única que vai interligar todas as comunicações de controle e segurança da usina. O projeto envolve topologia, o dimensionamento dos equipamentos necessários, indicação de possíveis fornecedores e os requisitos para integração na rede. Além da usina, o Parque Tecnológico de Itaipu e a área residencial conhecida como Vila A também serão integrados à rede 5G.

inatel visita itaipu 11 WEBA entrega oficial do projeto foi realizada no dia 12 de julho, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí/MG, com a presença do Diretor Administrativo de Itaipu, Paulo Roberto Xavier, do assessor Antônio Augusto Murat, do superintendente de TI e Telecom de Itaipu, Everton Pasqual, do Diretor Técnico da PTI, Rafael Deitos, do Gerente de Tecnologias Abertas e IoT, Willbur Rogers de Souza, além da Diretoria do Instituto e consultores e especialistas que elaboraram o projeto.

O diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, explica que o uso da tecnologia de telecomunicações de forma intensiva no processo de energia é essencial para uma distribuição com eficiência e mais econômica. “O nosso contato com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) nos proporcionou a possibilidade de ingressarmos em um mundo disruptivo das empresas de energia. Tecnologia, conectividade, e principalmente o 5G, podem trazer um ganho de eficiência significativo. Hoje a gente não vê isso acontecendo na grande maioria das empresas de energia do Brasil. Então, Itaipu está tendo um papel fundamental dentro desse contexto, que é de juntar o mundo de energia e de tecnologia com o mundo de conectividade. Não tenho dúvidas de que o que foi feito em Itaipu, vai ser um exemplo e um grande incentivo para as outras companhias fazerem o mesmo”.

“Itaipu é a única hidrelétrica brasileira que tem um parque tecnológico com a tarefa de pesquisar e desenvolver tecnologia para o setor energético nacional e essa parceria com o Inatel foi de extrema importância. Identificamos vários pontos de aderência não só na rede 5G, mas também 6G e cibersegurança. Nossa intenção, a partir de agora, é nos aproximarmos mais do Inatel para que possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento tecnológico do país”, disse o Diretor Administrativo de Itaipu, Paulo Roberto Xavier, durante a cerimônia de entrega do projeto em Minas Gerais.

Capacitação em 5G

Além do projeto para a rede de quinta geração, o Inatel também oferece um Programa de Capacitação em 5G para profissionais da usina e do Parque Tecnológico de Itaipu, que reúne empresas de diversas áreas. A capacitação foi iniciada em fevereiro e estão previstas 800 horas de treinamento até 2023. “O Parque Tecnológico é um agente importante de desenvolvimento no estado Paraná e o objetivo é criar um ecossistema para fomentar as tecnologias 5G na região”, explica o gerente de Treinamento e Consultoria do Inatel, Frederico Trindade.

Entrega projeto 5G para Itaipu
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200