Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel e Dell Technologies se unem para pesquisar tecnologias Open RAN em 5G

Projeto tem por objetivo adquirir conhecimento e expertise no desenvolvimento de soluções em redes abertas para o mercado brasileiro de telecomunicações

inatel dell novembro 2022O Inatel e a Dell Technologies se uniram, no âmbito da Lei nº 8.248, de 1991, para promover um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento que tem como objetivo construir, analisar e desenvolver ferramentas e inovações tecnológicas que possam ser utilizadas para aprimorar a rede de acesso de rádio aberta (Open RAN) em 5G.

O propósito do projeto, que teve início em junho deste ano, é desenvolver e implementar soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina, especificamente sobre a tecnologia RAN Intelligent Controller (RIC). A intenção é criar e executar aplicações conhecidas como xApps para automatizar o controle e otimizar a eficiência da rede de acesso móvel aberta com base em dados e algoritmos.

Com a implantação do 5G em andamento no país e a utilização de muitas tecnologias que ainda estão em estágio embrionário, a Dell Technologies busca com o apoio do Inatel adquirir conhecimento e expertise no desenvolvimento de soluções para o Open RAN. Esse tem sido um dos focos principais das operadoras de serviços móveis devido à sua abordagem de desagregação de funções de hardware e software e com interfaces abertas, garantindo a interoperabilidade entre fabricantes de infraestrutura para telecomunicações e a inovação contínua.

De acordo com Gerson Freire, diretor de arquitetura para enterprise da Dell Technologies no Brasil, o projeto visa promover conhecimento e gerar protótipos para Open RAN que possam servir de referência para o mercado de telecomunicações. “Nós queremos ajudar a fomentar a adoção da tecnologia no Brasil, pois entendemos que há muito potencial em sua utilização por parte das operadoras de serviços móveis, sendo que a aplicação de técnicas de inteligência artificial na rede de acesso pode trazer grandes benefícios em termos de automação das operações e consequente melhoria da experiencia para o cliente final”, afirma.

“Este projeto é de extrema importância para que possamos fomentar o Open RAN no Brasil, pois estamos construindo em parceria com a Dell um alicerce de conhecimento que possibilitará ir além da pesquisa aplicada, ou seja, desenvolver soluções voltadas para Open RAN, bem como aplicações xApps para RIC”, explica o especialista em desenvolvimento de negócios do Inatel, Gleyson Santos.

O projeto compreende a participação de pesquisadores da comunidade acadêmica do Inatel, bem como de especialistas da equipe técnica, que atuam em desenvolvimento e interação com o time da Dell Technologies. Além dos estudos, estão previstos também testes e experimentação de soluções e o desenvolvimento de uma Prova de Conceito de uma aplicação xApp RIC para redes OpenRAN. A previsão é que o projeto seja concluído até março de 2023.

A parceria segue uma série de iniciativas já promovidas pela Dell Technologies em conjunto com o Inatel para impulsionar a adoção do Open RAN pelo mercado. Em março deste ano, o instituto inaugurou o laboratório do programa Open Field, promovido em conjunto com o Telecom Infra Project (TIP), que conta com servidores da linha PowerEdge, da Dell, como parte da sua infraestrutura tecnológica. O objetivo do programa é promover a colaboração, o desenvolvimento e a adoção de soluções abertas em telecomunicações.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200