Laboratório WOCA desenvolve pesquisa inovadora em parceria com a ESSS

inatel-pesquisa-woca-essA equipe do Laboratório WOCA (Wireless and Optical Convergent Access), voltado para estudos nas áreas de Comunicações Ópticas e Sem Fio, está desenvolvendo um estudo inovador em parceria com a empresa ESSS, representante da empresa americana ANSYS, que desenvolve softwares de simulação computacional, entre outras soluções. Trata-se de uma pesquisa utilizando a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) que pretende revolucionar a indústria automobilística, auxiliando motoristas na condução dos veículos com o objetivo final de reduzir acidentes.

O estudo envolve o desenvolvimento de simulações computacionais de sistemas de radares automotivos para identificação de veículos, pedestres e demais objetos e comunicação entre veículos V2V (Vehicle to Vehicle). Segundo o ex-aluno do Inatel e engenheiro de Aplicações da ESSS, Dr. Juliano Fujioka Mologni, o estudo é de extrema importância, pois possibilita analisar a performance destes sistemas ainda em uma fase conceitual.

inatel-pesquisa-woca-ess-2As pesquisas deram origem a dois artigos científicos que foram apresentados em congressos nacionais recentemente, sendo que um deles, intitulado "Challenges on the Design of Automotive Radar Systems and V2V Technology", recebeu menção honrosa no Congresso SAE Brasil 2014, evento promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, que este ano abordou o tema "Construindo a mobilidade inteligente - os veículos do futuro".

Para o professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, que coordena as atividades do Laboratório WOCA, a parceria com a ESSS é fundamental para as pesquisas e para os projetos de P&D do Inatel, pois além de possibilitar o acesso ao HFSS, melhor software de simulação eletromagnética do mundo, dá oportunidade de interação com especialistas na área. "Além dos artigos sobre ADAS, já escrevemos outros em conjunto, que foram publicados em periódicos especializados e apresentados em congressos internacionais na Europa e nos Estados Unidos", destaca.

Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas no Laboratório WOCA, clique aqui.

Quer fazer parte desta equipe? As inscrições para o Mestrado em Telecomunicações do Inatel estão abertas. Acesse www.inatel.br/mestrado para obter mais informações.

inatel-mestrado

@ Entre em contato

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

+55 (35) 3471 9200